Ibovespa perde fôlego em meio a nova fala de Powell e atento à PEC dos Precatórios

Publicado em 01/12/2021 15:37

Logotipo Reuters

O principal índice de ações brasileiras reduzia a alta nesta quarta-feira, em meio a mais declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterando a defesa para retirada de estímulos pelo banco central norte-americano.

Localmente, a análise da PEC dos Precatórios no Congresso seguia no radar do mercado.

Às 14:42, o Ibovespa subia 0,74%, a 102.671,27 pontos. Na máxima da sessão, o índice alcançou 104.086,68. O volume financeiro era de 17,2 bilhões de reais.

Powell disse que é apropriado o Fed considerar na próxima reunião acelerar a redução de estímulos. Ele também afirmou que, com os aumentos de preços persistindo por mais tempo e a uma taxa mais alta do que o esperado, o Fed precisa estar pronto para usar suas ferramentas a fim de lidar com a gama de "resultados plausíveis" para a inflação.

O Ibovespa diminuiu parte da alta em meio às declarações de Powell, em movimento similar ao das bolsas norte-americanas, em especial o Nasdaq.

Powell já havia indicado na véspera que o Fed deve acelerar a retirada de estímulos. Na ocasião, sua declaração de que era apropriado considerar uma redução da compra de títulos mais rapidamente derrubou os mercados acionários globais, junto com o receio da nova variante do coronavírus Ômicron, e quase fez o Ibovespa romper a barreira dos 100 mil pontos no intradiário.

O Fed deu início à redução do ritmo de compra de títulos no início de novembro e anunciou um cronograma de cortes que prevê sua conclusão em meados de 2022. Porém, é amplamente esperado que a autoridade monetária revisite esse cronograma na próxima reunião. A retirada de estímulos deve diminuir a liquidez dos mercados globais, tornando ativos de risco menos atrativos.

Antes disso, o Ibovespa tinha uma recuperação mais vigorosa, após o tombo da véspera.

No front doméstico, investidores aguardam a análise da PEC dos Precatórios no plenário do Senado. O texto abre espaço para financiamento do programa social do governo, o Auxílio Brasil.

Vale e Petrobras são as maiores contribuições para a alta do Ibovespa, enquanto a JBS está na ponta oposta, em sessão negativa para frigoríficos. Varejistas tem sessão de perdas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário