XP piora estimativas para economia e vê PIB parado em 2022

Publicado em 03/12/2021 12:04 78 exibições

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A XP reduziu suas estimativas para o crescimento econômico do Brasil tanto em 2021 quanto em 2022, passando a ver variação nula no ano que vem diante de um cenário de restrições de oferta e aumento da inflação no país.

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, a XP passou a ver expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 4,5%, 0,5 ponto percentual abaixo da estimativa anterior.

E para 2022 a perspectiva passou a ser de variação zero, contra alta de 0,8% prevista antes.

"Nossas projeções (para 2022) já incorporam os efeitos (defasados) contracionistas do aperto da política monetária, a elevação das incertezas sobre o quadro fiscal e o ambiente político, além de um ritmo mais moderado de crescimento da economia global", explicou a XP.

De acordo com a equipe de economistas que assina o relatório, o desempenho do PIB no ano que vem só não será ainda mais fraco porque há perspectivas favoráveis para a produção agropecuária, normalização gradual no fornecimento de insumos e expansão da população empregada.

Por outro lado, os investimentos totais devem registrar contração em 2022, refletindo a elevação das taxas de juros --diante de uma inflação elevada, o BC tem aumentado a Selic, que está em 7,75% ao ano e sob perspectiva de novo acréscimo de 1,5 ponto percentual na reunião da semana que vem.

A revisão das perspectivas vem após o IBGE divulgar na véspera que o PIB do terceiro trimestre registrou contração de 0,1% no terceiro trimestre, levando a economia a uma recessão técnica.

A XP ainda estima crescimento de 0,3% do PIB no quarto trimestre de 2021 em relação aos três meses anteriores, devido à expansão do nível de emprego, à retomada do setor de serviços e à leve melhoria da produção industrial.

"Os gargalos nas cadeias de suprimentos e a elevação acentuada dos custos continuam a prejudicar o setor industrial, que encara níveis reduzidos de estoques e muitas incertezas acerca da normalização no fornecimento de insumos", destacou o relatório.

"Por sua vez, a inflação persistentemente alta e disseminada tem limitado o poder de compras das famílias e, dessa forma, explica parte relevante da contração do comércio varejista no trimestre passado", completou.

A XP calcula que o IPCA vai terminar 2021 em 10,2% e 2022 em 5,2%, com ambas as taxas acima do teto do intervalo de tolerância para a meta de inflação.

(Por Camila Moreira)

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Acabou a credibilidade da XP! Se afundou no marketing a qualquer custo. Ela é vinculado à elite podre paulista e aos políticos ordinários que governam o Estado de São Paulo nesse momento.

    14
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      É o nosso Jair Bolsonaro e sua equipe para cima dos bandidos do PT! ???

      33
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Só tem um sujeito que é pior que o Lula, que é pior que a Dilma, é o cara que vota neles, este é o verdadeiro imbecil.

      38
    • Mauro Cesar Henrique Ribeiro ituverava - SP

      O pessoal quer liberdade e torce para um regime autoritário, que acaba com a liberdade e riqueza de seu povo, triste ignorância

      16
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Toda esquerda é Marxista, e o Marxismo é o domínio total do estado sobre os cidadãos, portanto por esse motivo a esquerda é totalitária.. A direta é a filosofia capitalista de Henry Ford, de liberdade gerando e distribuindo riquezas com trabalho

      30
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O Fascismo não é de direta como dizem no Brasil,, o Fascismo é Marxista porque a sua filosofia é o domínio do estado sobre a vida dos cidadaos--- Quem conhece história sabe que o Fascismo é uma variante Marxista, entretanto pessoas de extrema ignorância e maldade dizem que é a extrema direita--- A EXTREMA DIREITA É LINDA PORQUE A SUA FILOSOFIA É A LIBERDADE E A EFICIENCIA, PORQUE A EFICIENCIA GERA RIQUEZA

      28
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr. Carlo Meloni, acrescentando ao seu comentário, essa riqueza que o Sr diz, faz o desenvolvimento do conhecimento para melhora da qualidade de vida do ser humano, tornando mais acessível às necessidades básicas da sociedade humana através da tecnologia alcançada através desse processo do trabalhando gerando tecnologia. Caso contrário, estaríamos como Cuba é hoje.

      25
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Eu diria que os eleitores da maldita esquerda comunista só o são por pura ignorância e que alguns, quando descobriram o erro, não voltam atrás por medo de serem ridicularizados e dai lançam perolas como "Ele roubou para os pobres", "Roubou mas fez". Alem do mais a grande maioria desses eleitores se encontram em regiões de baixo índice educacional.

      32
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Gilberto, se estivesse por perto te pagaria umas cervejas pelo comentário... pior que eles, só quem vota neles... parabéns

      20
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Ainda, o calote de mais de 8 bilhões que os parsas do Lula deram no BNDES era dinheiro de quem? Se o capitalismo é ruim, por que motivo o apedeuta foi financiar exatamente os parsas comunas?

      16
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Há alguns dias falei aqui, em outra discussão, que opiniões devem ser aceitas dos dois lados para que a mesma seja civilizada. Mas, convenhamos, mudar a cabeça de alguns é difícil!!

      11
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Lembrei. Se o Lula não roubou nada do que falam, segundo ele mesmo, qual seria o motivo de ele estar brigando para a justiça devolver o dinheiro que foi confiscado? Como assim, ele ganhou honestamente em palestras pelo mundo afora - depois que saiu do governo? Difícil de entender isso...

      13
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Hilário , você paga a Cerveja e eu pago um vinho (Bolsonaro) para o meu Amigo Gilberto Rossetto . Pelo comentário acima . Muito original

      9
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Oba ...algum pecuarista prá pagar a carne? Obrigado Edmilson e Hilário, abraço a voces.

      9
    • vlailton carbonari Dourados - MS

      Creio que é um grande erro do ser humano idolatrar outro de sua espécie em excesso..... ..devemos ter respeito" (principio da evolução)

      7
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Vlailton Carbonari, concordo plenamente com o que dissestes. No entanto, pelos nossos comentários, saibamos que me parecem bem maduros e experientes para não caírem nesse conto imaturo do comportamento humano. Acredito que tenhamos uma visão mais madura a respeito dessa desilusão. Sabemos o que precisamos para corrigir essa máfia brasileira, instalada no decorrer das últimas décadas. Sabemos as histórias européias e americanas. Toda a história das máfias que hoje trocaram de mãos para os grupos que desenvolvem tecnologia mas, acredito eu, que esses novos líderes, pensam um pouquinho melhor no bem estar da sociedade de uma forma geral. Bem diferente do que esses políticos, burocratas e empresários tradicionais da elite podre brasileira. Hoje, no Brasil, já possuímos elites que interpretam melhor e compreendem melhor a grande necessidade de um crescimento social mais justo, mais inclusivo e mais democrático para todo o povo brasileiro. Portento, precisamos de pessoas como essas que aí estão nesse governo para acabar com esses bandidos do passado trágico político e público brasileiro. Lembrando da máfia institucional de todo o conglomerado jurídico desse País.

      7
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Acredito que o Sr. Vlailton esteja falando dos adoradores do ex-presidente presidiário ladrão condenado e libertado pelos seus párias.

      8
    • vlailton carbonari Dourados - MS

      apesar que estão acabando com a corrupção ...legalizando-a..!! (orçamento secreto) rsrskkk

      31
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Sr Vlainton, não está parecendo ilegal, pois o STF (pior opositor do Mito) suspendeu esses pagamentos e agora, após analise do colegiado, voltou atrás. Talvez por ser diferente da época do PT em que se distribuíam maletas contendo de 5 a 10 milhões, e pior, as distribuições eram feitas em um hotel pelo próprio larápio condenado por roubo. Veja neste site que tambem é opositor: https://veja.abril.com.br/blog/radar-economico/rosa-weber-da-um-claro-recado-a-parlamentares-ao-liberar-orcamento-secreto/

      14
    • vlailton carbonari Dourados - MS

      talvez o pior opositor do STF seja o mito..!

      Quando se legaliza deixa de ser ilegal .!

      Afinal foram só 17 bi em 2021...!

      17
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Como diz o ditado: O pior cego é aquele que não quer enxergar! Então, acredito que os devotos do Lula são cegos. De visão e inteligência. Basta ver que ele alegou o tempo todo que o Triplex não era dele. Mas agora, entrou na justiça para reaver os bens confiscados no Triplex - que é isso? Alguém poderia explicar?

      12
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Bem isso aí, Sr Carbonari. Quando se legaliza está dentro da Lei e para tanto tem certas regras pra cumprir. Como eu ja disse, não é como o seu idolatrado que distribuía maletas no Hotel. Pelo menos agora tem prestação de contas. Esse foi o principal motivo que fez o STF voltar atrás. Quem sabe isso leve vários deputados pra cadeia. Não é de agora que o Mito não dá ponto sem nó.

      7
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Sr. Molinari,

      veja a brutal mediocridade do crescimento brasileiro na comparação com o panorama internacional:

      "Entre 1994 e 2016, o Brasil foi o que menos cresceu entre os países e grupos comparados. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita – a soma das riquezas produzidas em um ano dividida pela população – cresceu 31,4%".

      Isso nos deixou muito longe da média dos mercados emergentes, quase 5 vezes maior: 152,2%. Não conseguimos sequer acompanhar o crescimento da América Latina: de 37,4% no mesmo período. Ou dos países da OCDE: 42,3%.

      Esta é a principal razão do Lula dizer "ainda bem que a natureza criou esse vírus".

      Partes copiado de: https://www.gazetadopovo.com.br/instituto-politeia/5-fatos-pt-mediocres/

      5
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Concordo plenamente Adilson. Vai ao encontro ao que falei. Os cegos não querem ver. Assim, continuam com ladainhas sem fundamentação alguma, baseadas apenas nas balelas que os "milagrosos" do PT vociferam por aí.

      7
    • vlailton carbonari Dourados - MS

      Duas palavrinhas (LULA e PT)

      definem a falta de argumento quando tentamos falar do nosso presidente .. (parabéns sr Aloisio brito)..

      até pq... esse tal de Lula ai é um Bosta..

      e se não me falha... fazem uns 10 anos ou mais que ele foi presidente ....né....!!.

      "Pior é o pedreiro que veio pra arrumar,

      e só sabe apontar o serviço mau feito do anterior "

      5
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Só pra lembrar a vcs a quem não viu teve a votação da prisão em segunda estância e dou um brinde pra quem adivinhar qual partido foi que mais votou contra colocar na cadeia os bandidos alguém se habilita a dar um palpite kkkkkkk

      2
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Já é um começo, Sr Carbonari, ao reconhecer o bosta, quanto ao pedreiro atual alem de tampar os rombos das estatais causados pelo bosta, conseguiu faze-las dar lucro. Alem do mais com os gastos exorbitantes nesta pandemia, ao contrário de muitos paises de primeiro mundo, estamos crescendo, pra desespero dos comunistas que ja não conseguem mais manipular dados, se resumindo a comprar pesquisas falsas.

      4
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Dudeck e engraçado esses pt eles tentam de tudo mas acho que a dor de cotovelo deles não vai passar nunca. Duvido esses pt colocar a bandeira vermelha deles nas fazendas, nas casas ou no comércio deles igual nós bolsonarianos brasileiros fizemos

      3
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Verdade, Hilário. Como não conseguem mais implantar a idéia do "roubou mas fez", pois nada fez, não inaugurou uma obra, não conseguem mais implantar a idéia do "roubou para os pobres", pois os pobres agora estão vendo que recebiam uma miséria em vista de agora que com toda essa pandemia, o governo esta distribuindo quantias até 10 vezes mais que o Bolsa Familia. Ja inaugurou mais obras do que a soma dos últimos 30 anos. Distribuiu mais terras, e tituladas, do que todos os presidentes. Aliás, os anteriores não titularam nenhuma terra fazendo com que assentados de varias regiões, invadissem propriedades em outras regiões.

      1