Dólar fecha em baixa de 1,49%, a R$5,5364 na venda

Publicado em 08/12/2021 17:18 e atualizado em 08/12/2021 18:05

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrou fortes perdas em relação ao real pela segunda sessão consecutiva nesta quarta-feira, derrubado pela expectativa de juros mais altos no Brasil e por algum alívio fiscal após acordo no Congresso para fatiar a PEC dos Precatórios, refletindo ainda a redução de temores sobre a variante Ômicron do coronavírus.

O dólar negociado no mercado interbancário fechou em queda de 1,49%, a 5,5364 reais na venda, seu menor patamar para encerramento desde 17 de novembro (5,5264) e pior desempenho diário desde 11 de novembro (-1,80%). Na véspera, a moeda já havia registrado queda de 1,27%.

Na B3, às 17:11 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,44%, a 5,5645 reais.

Ao fim de sua reunião de política monetária de dois dias, que se encerra nesta quarta-feira após o fechamento dos mercados, o Banco Central deve anunciar alta da taxa Selic para 9,25% ao ano, ante atuais 7,75%, de acordo com pesquisa da Reuters com economistas.

Juros mais altos no Brasil elevam a rentabilidade do mercado de renda fixa doméstico, o que tenderia a atrair mais recursos estrangeiros para o país, aumentando a demanda pela moeda local.

"A alta da Selic para quase dois dígitos, se confirmada, formará inevitavelmente um bom colchão para o real", disse à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da assessoria de câmbio FB Capital.

Embora haja amplo consenso no mercado sobre a magnitude do ajuste de política monetária desta quarta-feira, há dúvidas sobre o que será sinalizado pelo BC em seu comunicado, já que sinais recentes de desaceleração da atividade econômica poderiam levar a autarquia a diminuir a dose da alta de juros em suas próximas reuniões.

Após dados desta quarta-feira mostrarem queda inesperada nas vendas no varejo em outubro, a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitoria, disse no Twitter que a leitura poderia reforçar expectativas de desaceleração do ritmo do aperto monetário. "O comunicado do Copom será importante, a inflação precisa ser controlada, mas a calibragem de fim de ciclo também deve entrar no balanço."

Enquanto isso, participantes do mercado comemoravam a maior previsibilidade na frente fiscal após anúncio de acordo em torno do fatiamento da PEC dos Precatórios. O Congresso Nacional convocou oficialmente sessão conjunta para a tarde desta quarta-feira para a promulgação dos trechos da proposta em que houve consenso entre Senado e Câmara.

O acordo garante o espaço fiscal para pagamento do Auxílio Brasil, uma vez que a lista de temas de consenso entre as duas Casas já inclui a mudança no prazo de correção do teto de gastos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Alexandre Almeida, economista da CM Capital, disse à Reuters que o "fatiamento trouxe um pouco de alívio; mostra que a tramitação no Congresso está andando e gera um pouco de calmaria" depois de um longo período de incertezas sobre como o governo federal faria para financiar seu programa de auxílio financeiro à população.

O cenário internacional, por sua vez, também amparou o real nesta sessão, em meio a alívio de temores sobre o impacto econômico e sanitário da variante Ômicron do coronavírus. Nesta quarta-feira, as farmacêuticas BioNTech e Pfizer disseram que uma série de três doses de sua vacina contra a Covid-19 foi capaz de neutralizar a nova cepa em um teste laboratorial.

Às 17:11 (horário de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- caía 0,399%, a 95,899.

Com o desempenho desta quarta-feira frente ao real, o dólar acumula agora alta de 6,64% no acumulado de 2021. A poucas semanas do final do ano, "qualquer oscilação da moeda que vai em direção à faixa de 5,50/5,60 reais está condizente com as expectativas de mercado", disse Bergallo, da FB Capital.

A mais recente pesquisa semanal Focus do Banco Central projetava taxa de câmbio de 5,56 reais por dólar ao fim deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário