Acordo para evitar calote dos EUA e elevar teto da dívida enfrenta teste no Senado

Publicado em 09/12/2021 10:48

Logotipo Reuters

Um acordo entre líderes democratas e republicanos no Senado dos Estados Unidos para elevar o limite da dívida do governo federal --atualmente em 28,9 trilhões de dólares-- passará por um teste nesta quinta-feira quando o plenário do Senado votar a medida.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira um projeto incomum --aceito pelo líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e pelo líder da minoria, Mitch McConnell-- para contornar a regra de "obstrução" do Senado e, em última instância, aumentar a permissão federal para empréstimos por uma maioria simples de votos.

O acordo acontece apenas dois meses depois de o Congresso concordar com um aumento de curto prazo do teto da dívida, para evitar um calote sem precedentes do governo federal de suas obrigações, o que teria implicações catastróficas para a economia mundial.

Os republicanos têm tentado reter seus votos a favor de mais autoridade para empréstimos, argumentando que o aumento facilitaria o caminho para a aprovação do projeto de lei de investimentos domésticos de 1,75 trilhão de dólares do presidente Joe Biden, ao qual se opõem.

Os democratas observam que o projeto é necessário para financiar a dívida, em grande parte contraída durante a administração de Donald Trump, quando republicanos aumentaram voluntariamente a conta do cartão de crédito de Washington em cerca de 7,85 trilhões de dólares, em parte por meio de cortes de impostos e gastos para combater a pandemia de Covid-19.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
re

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário