Secretário dos EUA vai ao Sudeste Asiático para aprofundar cooperação contra ofensiva chinesa
![]()
Por Humeyra Pamuk e David Brunnstrom
WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos visa impulsionar a cooperação econômica e de segurança com o Sudeste Asiático por meio de uma visita de seu principal diplomata à região na semana que vem, à medida que tenta criar uma frente unida contra a China na região do Indo-Pacífico.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai à capital da Indonésia, Jacarta, na segunda-feira, e também vai à Malásia e à Tailândia em sua primeira viagem ao Sudeste Asiático desde que o presidente Joe Biden assumiu, em janeiro.
O Sudeste Asiático se tornou um campo de batalha estratégico entre os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo. A China reivindica a maior parte do Mar do Sul da China, rota de comércio vital que conecta a região, e aumentou a pressão política e militar contra a autônoma Taiwan, que Pequim considera sua.
Blinken vai buscar o objetivo de Biden de elevar as relações com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) a níveis "sem precedentes", focando em fortalecer a infraestrutura de segurança regional frente à presença da China e discutir a visão do presidente para uma estrutura econômica indo-pacífica, disse o principal diplomata dos EUA para a Ásia, Daniel Kritenbrink, aos repórteres antes da viagem.
O governo Biden vê o Sudeste Asiático como parte vital de seus esforços para contra-atacar o crescente poder da China, mas a falta de uma estrutura formal para o relacionamento econômico desde que o ex-presidente Donald Trump deixou um acordo de comércio regional em 2017 limitou sua capacidade de exercer influência, enquanto a de Pequim só cresceu.
0 comentário
Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed