ONU propõe pagar quase US$6 milhões ao Taliban por segurança, dizem fontes
![]()
Por Jonathan Landay
WASHINGTON (Reuters) - A Organização das Nações Unidas (ONU) está propondo pagar quase seis milhões de dólares por proteção no Afeganistão a funcionários do Ministério do Interior do Taliban, cujo chefe é alvo de sanções da ONU e dos Estados Unidos, de acordo com um documento da ONU e uma fonte a par do assunto.
Os fundos propostos seriam pagos no ano que vem, principalmente para subsidiar os salários de combatentes do Taliban que fazem a segurança de instalações da ONU e para lhes proporcionar um auxílio-alimentação mensal alinhado à ampliação de um acordo com o antigo governo afegão apoiado pelos EUA, mostra o documento analisado pela Reuters.
O plano sublinha a insegurança persistente no Afeganistão desde a tomada de poder pelos islâmicos do Taliban em agosto, quando os últimos soldados norte-americanos partiram, além de uma carência aguda de fundos que prejudica o novo governo devido à interrupção da ajuda financeira internacional.
"As Nações Unidas têm o dever, como empregadoras, de reforçar e, onde necessário, suplementar a capacidade de Estados anfitriões em circunstâncias nas quais pessoal da ONU trabalha em áreas de insegurança", escreveu o vice-porta-voz da ONU, Farhan Haq, em um email em resposta a perguntas da Reuters sobre os pagamentos propostos. Ele não refutou o conteúdo do documento.
Vários especialistas disseram que não se sabe se tais pagamentos violariam sanções da ONU e dos EUA ao Taliban e seus líderes, nem se a ONU conseguiria detectar desvios de fundos para outros fins.
0 comentário
Lula recupera vantagem sobre Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno, empate técnico permanece, mostra Atlas
OCDE vê impulso da IA compensando parcialmente impacto energético do conflito no Oriente Médio
Trump apoia proibição da exportação de diesel conforme preços dos combustíveis atingem níveis recordes
Trump alerta em discurso na ONU que pode “aniquilar” Irã sem um acordo de paz
Dólar fecha estável ante real em meio à expectativa de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Petrobras em dia "de lado"