Auditores renunciam a mandatos de conselheiros do Carf e paralisam julgamentos, diz sindicato
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - Em mais um desdobramento do ato de auditores da Receita Federal contra cortes orçamentários no órgão, o Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita) informou nesta quinta-feira que 44 conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) entregaram carta de renúncia coletiva de seus mandatos.
A decisão, de acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, paralisa os julgamentos no colegiado, que decide em segunda instância processos administrativos em temas tributários e aduaneiros.
“Entendemos que a situação atual se mostra incompatível com o exercício das nossas funções, pelo que solicitamos a dispensa do mandato que ora desempenhamos e o pedido de dispensa da função de especialista”, diz a carta dos servidores entregue ao órgão.
De acordo com o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, as renúncias e a interrupção dos julgamentos ocorre em momento considerado importante.
"Em janeiro voltariam as sessões sem limite de valor, quando começariam a ser julgados os recursos mais relevantes", afirmou.
Na quarta-feira, a entidade que representa os auditores da Receita já havia anunciado que ao menos 324 auditores entregaram seus cargos de chefia e funções comissionadas em diversas áreas do órgão. Agora, o número de postos desocupados chega a 635.
Na terça-feira, o Congresso aprovou o Orçamento de 2022 com uma reserva de 1,7 bilhão de reais para reajustar salários de policiais. Segundo o Sindifisco, a liberação desses recursos foi possível por meio de cortes nas verbas da Receita Federal em 2022.
Além disso, o sindicato afirma que foi descumprido acordo para regulamentação do pagamento de bônus aos servidores do órgão.
Válido desde 2017, o bônus pago aos auditores da Receita tem valor fixo e não é atrelado a avaliações de desempenho. A categoria reivindica uma regulamentação da regra para que os pagamentos sejam variáveis e atrelados a metas.
De acordo com o Sindifisco, os servidores participarão de assembleias ao longo desta quinta para definir questões como possível paralisação, operação padrão nos serviços aduaneiros e não preenchimento de relatórios gerenciais.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX