Dólar chega a superar R$5,70 com força global da moeda e liquidez mais fraca
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista ensaiava alta na manhã desta segunda-feira e chegou a superar 5,70 reais na máxima até o momento, numa segunda-feira que deverá ser marcada por volume ainda menor de negócios conforme o fim do ano se aproxima.
Às 9:42 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,34%, a 5,6824 reais na venda. A cotação já variou entre 5,7073 reais (+0,78%) e 5,669 reais (+0,10%).
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,29%, a 5,6885 reais.
Parte do movimento aqui refletia a força do dólar no exterior. A moeda norte-americana ganhava 0,14% ante uma cesta de divisas de países ricos, enquanto apreciava 0,4% contra um conjunto de pares emergentes.
Num dia de fraca liquidez, a queda em ativos correlatos aos preços de moedas como o real tem mais peso na formação de preço. Um contrato de minério de ferro negociado na China, por exemplo, chegou a cair 3% nesta segunda-feira.
O insumo é um dos principais produtos da pauta de exportação do Brasil e impacta diretamente os chamados termos de troca --relação entre preço de exportação e importação--, variável que entra na conta de cálculos de taxa de câmbio de equilíbrio.
Outras commodities também caíam, como o petróleo e cobre --este considerado um termômetro das perspectivas econômicas globais.
Receios sobre a variante Ômicron do coronavírus continuavam a ocupar lugar de destaque na lista de preocupações de investidores globais, cujo temor também inclui riscos de inflação mais alta e consequente aperto mais acelerado das políticas monetárias.
No Brasil, a última semana do ano reserva dados fiscais, que na margem devem vir melhor que o esperado.
"Os números fiscais do ano devem vir acima (melhores) do que os projetados no começo do ano, mas ao mesmo tempo com uma perspectiva fiscal muito ruim para o futuro", ponderou Jason Vieira, economista-chefe e sócio da Infinity Asset, alertando que ainda há risco de a volatilidade atingir os mercados nestes últimos dias do ano.
O real, aliás, segue como a moeda emergente relevante mais volátil fora a lira turca, esta envolvida em uma profunda crise de confiança.
(Por José de Castro)
0 comentário
Lula recupera vantagem sobre Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno, empate técnico permanece, mostra Atlas
OCDE vê impulso da IA compensando parcialmente impacto energético do conflito no Oriente Médio
Trump apoia proibição da exportação de diesel conforme preços dos combustíveis atingem níveis recordes
Trump alerta em discurso na ONU que pode “aniquilar” Irã sem um acordo de paz
Dólar fecha estável ante real em meio à expectativa de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Petrobras em dia "de lado"