Ações fecham em alta no último pregão cheio da Europa em 2021
![]()
As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, com expectativas de que novas medidas e restrições relacionadas ao coronavírus não sejam necessárias no início do ano, mesmo com um aumento nos casos de Covid-19 devido à variante Ômicron prejudicando os ganhos. O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,15%, a 488,71 pontos, com os setores de tecnologia, saúde e papéis relacionados a viagens, na liderança.
No entanto, riscos de decisões duras dos bancos centrais para lidar com as crescentes pressões inflacionárias e preocupações persistentes com o recente aumento nos casos globais da Ômicron limitaram os ganhos até agora. O Banco Central Europeu (BCE) está perto de alcançar sua meta de inflação de médio prazo de 2% e pode encerrar programas de estímulo econômico mais rápido do o planejado se o crescimento dos preços continuar a surpreender positivamente, disse o chefe do banco central holandês Klaas Knot a um jornal alemão. O índice espanhol Ibex-35 registrou alta de 0,46%, a 8.713,80 pontos, mesmo com dados mostrando que os preços ao consumidor em dezembro aumentaram 6,7% em todo o país em relação ao mesmo mês do ano passado, maior alta desde 1989. O índice teve desempenho inferior ao de seus pares regionais em 2021, ganhando cerca de 8%, em comparação com o aumento de 22% do STOXX 600.
Na França, o índice CAC-40 ganhou 0,16%, a 7.173,23 pontos e deu um salto de 29,2% no acumulado do ano, o que superou os ganhos do STOXX 600, já que as expectativas de uma recuperação econômica fizeram as ações de luxo se valorizarem, apesar das perspectivas para a demanda da Ásia permanecerem sombrias para 2022. Vários mercados europeus, inclusive os da Itália, Alemanha e Espanha, serão fechados na sexta-feira, enquanto Paris e Londres negociarão por meia sessão, antes do Ano Novo.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,24%, a 7.403,01 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,21%, a 15.884,86 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve oscilação positiva de 0,01%, a 27.346,83 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,05%, a 5.571,67 pontos.
0 comentário
China afirma que decidirá sobre medidas contra tarifas dos EUA no momento oportuno
Dólar oscila perto da estabilidade em meio à cautela com política tarifária dos EUA
Brasil registra déficit em conta corrente de US$8,36 bi em janeiro, diz BC
Minério de ferro cai Dalian em retomada das negociações na China
China mantém taxas de empréstimo pelo nono mês consecutivo
Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa mais baixa de 10%