Fluxo de capital para emergentes cresce em dezembro; China compensa fraqueza em outros países, diz IIF

Publicado em 11/01/2022 11:51

Logotipo Reuters

NOVA YORK (Reuters) - Os fluxos líquidos de dinheiro para mercados emergentes aumentaram no mês passado ante novembro, mas caíram mais de 75% em relação a um ano antes, com a China sendo o principal destinatário, à medida que investidores temem um baixo desempenho contínuo em outras economias devido à Covid-19, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira.

Os fluxos de não residentes para mercados emergentes atingiram 16,8 bilhões de dólares no mês passado, em comparação com 13,7 bilhões de dólares em novembro e 70,2 bilhões de dólares em dezembro de 2020, mostraram dados do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês).

A China manteve os ingressos líquidos de recursos, recebendo 10,1 bilhões de dólares no mês passado, apenas o suficiente para superar a saída líquida de 9,6 bilhões de dólares no restante dos mercados emergentes.

Em ações, a China recebeu 77% dos fluxos líquidos no mês passado, respondendo por 12,5 bilhões de dólares do total de 16,3 bilhões de dólares.

"O investimento estrangeiro em ações e títulos de mercados emergentes fora da China parou abruptamente devido ao medo de que muitas economias não se recuperem com rapidez suficiente da pandemia neste ano", disse Jonathan Fortun, economista do IIF, em comunicado.

"Acreditamos que a perspectiva é piorada pela variante Ômicron (da Covid-19) e pelas expectativas de um dólar mais forte e juros mais altos nos EUA."

No mês passado, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) acelerou a redução de suas compras de ativos e divulgou projeções para alta mais agressiva de juros.

Dados preliminares do IIF para o ano inteiro mostraram que as carteiras de mercados emergentes atraíram 380,6 bilhões de dólares de não residentes no ano passado, em comparação com 382,9 bilhões de dólares em 2020.

Os fluxos líquidos para a China foram 55% do total em 2021 e 65% em 2020, mostram os dados. No quarto trimestre do ano passado, no entanto, a China recebeu 108% das entradas totais líquidas, no valor de 52,8 bilhões de dólares, ante saída de 3,8 bilhões de dólares dos demais mercados emergentes.

"Vemos os mercados emergentes, exceto China, em uma parada repentina de fato", escreveu Fortun, confirmando a tendência para o último trimestre.

(Reportagem de Rodrigo Campos)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário