Georgieva, do FMI, diz que aumentar juros para combater inflação pode aprofundar divergência econômica global

Publicado em 12/01/2022 12:19

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - Aumentos de juros com o objetivo de combater a inflação podem exacerbar a divergência econômica "perigosa" e "cada vez mais profunda" entre economias avançadas e em desenvolvimento, disse nesta quarta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Georgieva disse que a inflação não é um fenômeno universal, mas é um problema em vários países, especialmente nos Estados Unidos, onde os preços ao consumidor dispararam 7% nos 12 meses até dezembro, maior ganho anual em quase quatro décadas.

Georgieva disse, em evento organizado pelo Centro para o Desenvolvimento Global, que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e outros bancos centrais sabem como lidar com a inflação, mas essa tarefa pode ser um ato de equilíbrio delicado, e o "efeito de contágio nos mercados emergentes... pode colocar mais lenha na fogueira da divergência" econômica.

(Por Andrea Shalal e David Lawder)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário