Zona do euro registra déficit comercial em novembro por conta de energia

Publicado em 14/01/2022 08:09 15 exibições

Logotipo Reuters

A zona do euro registrou pequeno déficit comercial em novembro depois de amplo superávit 12 meses antes devido a um salto no custo de gás e petróleo importados, mostraram nesta sexta-feira dados da agência de estatíticas da União Europeia.

A Eurostat informou que o déficit comercial não ajustado dos 19 países que usam o euro foi de 1,5 bilhão de euros, contra superávit de 25 bilhões em novembro de 2020. Os pagamentos por importações saltaram 32,0%, enquanto a receita das exportações cresceu apenas 14,4%.

Dados dos 27 países da União Europeia mostraram que o déficit comercial de energia subiu 68%, a 241,7 bilhões de euros, no período entre janeiro e novembro.

Durante o mesmo período, o déficit comercial da UE com a Rússia, que fornece um terço do petróleo da Europa e 40% de seu gás natural, foi mais de quatro vezes maior, a 60,4 bilhões de euros, ante 13,7 bilhões entre janeiro e novembro de 2020.

Ajustado para variações sazonais, o déficit comercial da zona do euro foi de 1,3 bilhão de euros em novembro, ante superávit de 1,8 bilhão em outubro.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário