Minério de ferro cai com alívio de preocupações por oferta e desaceleração da China

Publicado em 17/01/2022 09:22

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro de referência nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta segunda-feira, pressionados pela melhora da oferta de curto prazo e sinais de fraqueza econômica contínua na China, maior produtora de aço.

A queda ocorreu apesar de uma inesperada flexibilização da política monetária pelo banco central chinês. O movimento também pesou sobre outros insumos siderúrgicos em Dalian e futuros de aço em Xangai.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de commodities de Dalian da China encerrou as negociações diurnas em queda de 2,4%, a 705 iuanes (111,12 dólares) a tonelada, perto da baixa da sessão de 700 iuanes, a menor desde 10 de janeiro.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro mais ativo para fevereiro caía 1,7%, para 124,55 dólares por tonelada, às 07h25 GMT (04h25 no horário de Brasília).

O banco central da China cortou os custos dos empréstimos de médio prazo pela primeira vez desde abril de 2020, sugerindo uma acentuação da desaceleração econômica, mesmo com a segunda maior economia do mundo apresentando um crescimento anual de 4%, mais rápido do que o esperado, nos últimos trimestre de 2021.

"Os dados econômicos defasados ??e o corte nas taxas do PBOC já foram precificados, em nossa opinião", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura.

O minério de ferro deve sofrer uma correção após as altas recentes, disse Widnell, acrescentando que a melhora do clima no Brasil e o aumento dos embarques da Austrália podem aliviar os preços "superinflados".

O minério de ferro spot para entrega na China caiu 2,5% nesta segunda-feira, a 127,50 dólares a tonelada, mostraram dados da consultoria SteelHome.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário