Dólar sai de máximas ante real com surpresa positiva em dados da China e IBC-Br

Publicado em 17/01/2022 10:07

Logotipo Reuters

O dólar passava a rondar a estabilidade frente ao real nesta segunda-feira, afastando-se das máximas do dia conforme investidores de todo o mundo reagiam a dados positivos sobre a economia chinesa e avaliavam as perspectivas de aumentos de juros nos Estados Unidos.

No Brasil, agentes do mercado digeriam dados mostrando que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou avanço de 0,69% em novembro em relação a outubro. [nL1N2TX0UY]

Às 10:06 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,09%, a 5,5076 reais na venda, depois de subir 0,50% na máxima do dia, a 5,5400 reais na venda.

Na B3, às 10:06 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,49%, a 5,5250 reais.

A movimentação desta manhã estava em linha com o desempenho do índice do dólar contra uma cesta de pares fortes, que oscilava entre estabilidade e leve alta.

Dados desta segunda-feira mostraram que a economia chinesa cresceu 8,1% no ano passado --melhor expansão desde 2011 --acima da previsão de 8,0%. O ritmo ficou bem acima da meta do governo de "acima de 6%" e da expansão revisada de 2020 de 2,2%.

"Nesta manhã, mercados globais têm alta sustentada por surpresas positivas com indicadores de atividade econômica chinesa", disseram economistas do Bradesco em relatório, embora tenham dito que a liquidez reduzida por feriado nos EUA e a cautela em relação à pandemia limitassem os ganhos dos ativos.

Operadores de todo o mundo também continuavam monitorando as perspectivas do mercado para aumentos de juros pelo Federal Reserve. Na semana passada, dados de inflação norte-americana em linha com projeções esfriaram as apostas mais agressivas para a política monetária, com a maior parte dos especialistas prevendo agora de 3 a 4 altas nos custos dos empréstimos em 2022.

Juros mais altos nos EUA tendem a reduzir a atratividade de ativos arriscados, como moedas de países emergentes, ao elevar a rentabilidade dos títulos norte-americanos.

Por aqui, o IBC-Br veio ligeiramente acima da expectativa de economistas consultados pela Reuters, de expansão de 0,65%. A alta de novembro vem depois de quatro quedas seguidas e no ritmo mais forte desde fevereiro, apontando para alguma retomada econômica no fim de 2021, de acordo com dados do Banco Central.

Mas ainda há motivos de cautela no âmbito doméstico. Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos, chamou a atenção em nota para a paralisação de servidores públicos prevista para terça-feira, em meio à pressão de várias categorias do funcionalismo por reajustes salariais.

Isso "ainda pode gerar um impacto fiscal relevante", afirmou Beyruti.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar spot caiu 0,29% a 5,5125 reais na venda, menor patamar desde 16 de novembro do ano passado (5,4999 reais), acumulando baixa de 2,12% na semana.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 17 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de março de 2022.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário