Regras fiscais revisadas da UE devem equilibrar investimento e redução da dívida

Publicado em 18/01/2022 14:44

Logotipo Reuters

O principal objetivo da revisão das regras fiscais da União Europeia (UE), atualmente em andamento, é equilibrar as grandes necessidades de investimento do bloco de 27 países com um ritmo realista de redução da dívida, disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, nesta terça-feira.

Em pronunciamento após uma reunião de ministros das Finanças da UE que presidiu, Le Maire afirmou que a discussão sobre as mudanças nas regras não está mais entre os campos "austero" e "esbanjador", como durante a crise da dívida soberana há uma década.

"O debate entre austero e menos austero é um debate antigo, fomos além disso", disse Le Maire em entrevista coletiva. "Ninguém diz que precisamos voltar imediatamente para uma disciplina fiscal rígida. É impossível, isso mataria o crescimento", disse ele.

"A discussão genuína passa agora pelo equilíbrio que temos de encontrar entre o investimento e o regresso às finanças públicas saudáveis. Todos queremos ver investimento... todos também queremos reduzir a dívida", afirmou, destacando que não houve divergências sobre o assunto entre a França e a Alemanha.

As regras fiscais, projetadas para limitar os empréstimos do governo para proteger o valor do euro, estão agora sob revisão, porque a pandemia de Covid-19 aumentou tanto a dívida pública da UE que as leis existentes já não podem mais se aplicar.

Le Maire disse que não há debate sobre a necessidade essencial de reduzir a dívida.

"A verdadeira questão é em que ritmo", disse ele, apontando que a pandemia aumentou a diferença entre os níveis de dívida pública entre alguns países do bloco em até 100 pontos percentuais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário