Dólar digital está a anos de distância com Fed delegando tema ao Congresso

Publicado em 24/01/2022 08:31

Logotipo Reuters

Por Pete Schroeder

WASHINGTON (Reuters) - Embora o documento do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) sobre a potencial adoção de uma moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês) promova avanço no debate em Washington, a decisão de passar a questão para o Congresso significa que um dólar digital oficial dos EUA ainda está a vários anos de distância.

O banco central divulgou na quinta-feira um artigo muito esperado sobre os prós e contras da adoção do dólar digital, uma versão virtual do dinheiro que fica no bolso, no qual se recusou a tomar posição e disse que o Congresso deveria decidir acerca do assunto.

Muitos entusiastas de CBDCs viram o relatório como um marco importante no desenvolvimento de alguma forma de política para o dólar digital, mas com parlamentares confusos e divididos sobre o assunto, mesmo dentro de seus próprios partidos, analistas disseram que não se deve esperar muito deles.

"O artigo... é leve nas conclusões e reforça nossa visão de que uma CBDC apoiada pelo Fed está --na melhor das hipóteses-- a anos de distância de ser lançada", escreveu em nota Isaac Boltansky, diretor de pesquisa de política monetária da corretora BTIG. "Estamos pessimistas em relação a uma solução legislativa emergente."

Ao contrário das criptomoedas, que são administradas por figuras privadas, uma CBDC seria emitida e apoiada pelo banco central. Ela diferiria das transações eletrônicas que acontecem por meio de grandes bancos comerciais e daria aos consumidores conexão direta com o banco central, semelhante ao dinheiro físico.

Um dólar digital pode transformar o sistema financeiro ao acelerar pagamentos globalmente e dar aos consumidores maior acesso ao sistema financeiro, disse o Fed. Mas a instituição alertou que uma moeda digital mal projetada poderia enfraquecer bancos, desestabilizar o sistema financeiro e criar problemas de privacidade.

Cerca de 90 países, inclusive a China, estão explorando ou lançando suas próprias CBDCs, de acordo com o Atlantic Council, o que desperta certa preocupação entre alguns de que os Estados Unidos vão perder o domínio do sistema financeiro global se não digitalizarem o dólar, atualmente a moeda global de reserva.

Em um ambiente político já ferozmente dividido, chegar a um consenso sobre esse emaranhado de questões espinhosas "parece uma pouco provável", escreveu o economista-chefe do JPMorgan, Michael Feroli, em nota.

Enquanto alguns republicanos estão ansiosos para que o Fed adote uma tecnologia inovadora, outros expressaram preocupação com o fato de o banco central expandir sua presença e competir com bancos privados.

"Estou genuinamente indecisa sobre se há uma necessidade legítima de uma CBDC", disse em seu perfil no Twitter a senadora republicana do Wyoming Cynthia Lummis, uma das principais defensoras da moeda digital, após o relatório do Fed.

Alguns progressistas, como o presidente do Comitê Bancário do Senado, Sherrod Brown, apoiam um dólar digital que aumente a inclusão financeira, mas outros democratas sinalizaram riscos de segurança nacional e finanças ilícitas.

Brown, que desempenharia um papel fundamental na elaboração de um projeto de lei no Senado, disse em comunicado na quinta-feira que o relatório é um "bom primeiro passo", enquanto outros parlamentares também disseram estar ansiosos para trabalhar no texto.

Mesmo que os parlamentares pudessem concordar e aprovar a proposta neste ano, o lançamento de um dólar digital seria altamente técnico e exigiria uma longa fase-piloto e de implementação.

"Mesmo se você começar hoje, ainda estaremos a alguns anos de isso se tornar realidade", disse Jonathan McCollum, presidente de relações com o governo federal da Davidoff Hutcher & Citron, que tem feito lobby para que os parlamentares comecem os trabalhos no tema.

Enquanto congressistas, reguladores e a Casa Branca debatem a questão, o setor privado provavelmente avançará com produtos que podem enfraquecer o argumento por um dólar digital, disse Ian Katz, diretor administrativo da Capital Alpha Partners, em nota.

"Se finalmente acontecer anos à frente, uma CBDC do Fed seria menos transformadora do mundo do que seria agora", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário