Dólar sobe mais de 1% ante real com onda global de aversão a risco

Publicado em 24/01/2022 15:02

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia de maneira expressiva frente ao real nesta segunda-feira, com receios sobre possível ataque russo à Ucrânia afastando investidores de todo o mundo de ativos considerados arriscados.

A reunião de política monetária de dois dias do Federal Reserve desta semana, que se encerra na quarta-feira, também colaborava para o clima cauteloso, em meio a apostas de que o banco central norte-americano sinalizará pelo menos quatro altas nos juros ao longo deste ano de forma a domar a inflação elevada nos Estados Unidos.

Às 14:50 (de Brasília), o dólar à vista avançava 1,05%, a 5,5151 reais na venda, após chegar a 5,5260 reais no pico do pregão (+1,25%).

Na B3, às 14:50 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,93%, a 5,5245 reais.

O dólar também avançava no exterior, ganhando 0,3% contra uma cesta de seis moedas fortes.

O dólar australiano, muitas vezes tido como uma "proxy" de demanda por risco, desvalorizava-se 1,10%, a 0,7104 dólar norte-americano, enquanto rand sul-africano e peso mexicano, pares emergentes do real, também caíam mais de 1% nesta tarde.

Evidenciando a ampla aversão a risco nos mercados globais, os principais índices de Wall Street despencavam nesta sessão, com o Nasdaq cedendo 4,5% por volta das 14h40 (de Brasília). Na Europa, o índice referencial de ações fechou em queda de 3,8%, pior desempenho diário desde junho de 2020. [.NPT] [.EUPT]

Importantes potências Ocidentais têm dado inúmeros sinais --como a retirada de famílias de diplomatas de Kiev-- de que estão se preparando para uma ação russa agressiva contra a Ucrânia, embora Moscou negue qualquer plano de invasão.

(Por Luana Maria Benedito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário