Dólar ganha terreno com ansiedade de investidores em 1º dia de reunião do Fed
![]()
SÃO PAULO (Reuters) -O dólar à vista subia nesta terça-feira, sobretudo no mercado futuro, com sinais de mais um dia instável nas praças internacionais em meio a tensões geopolíticas e no primeiro dos dois dias de reunião de política monetária nos EUA.
Às 9h19 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,25%, a 5,5205 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,60%, a 5,5270 reais.
"No Brasil, o mercado deve seguir refém da piora de sentimento global na falta de um noticiário local relevante", disse em nota Victor Beyruti Guglielmi, da Guide.
Lá fora, o dólar operava nas máximas em mais de duas semanas frente a uma cesta de moedas de países ricos, enquanto um índice de moedas emergentes caía pelo terceiro pregão seguido e para o menor patamar em 15 dias.
Os mercados seguiam tensos sobre os riscos envolvendo tensões aumentadas entre Rússia, Ucrânia, Europa e EUA, depois de Washington ter colocado 8.500 soldados em alerta para eventual ida à Europa em caso de uma escalada na crise na Ucrânia. Moscou disse nesta terça-feira estar observando as movimentações com grande preocupação.
Além disso, investidores mantinham dose de ansiedade sobre o banco central norte-americano (Fed), que começa nesta terça reunião de política monetária que se encerra na quarta, quando o Fed deverá confirmar planos de elevar os juros em março e poderá dar sinais sobre o que pretende fazer com seu balanço patrimonial.
Altas de juros nos EUA costumam minar ativos emergentes, caso do real, mas alguns analistas têm dito que muito está no preço da taxa de câmbio já. Ainda assim, o nervosismo persistia.
(Por José de Castro)
0 comentário
Zelenskiy alerta Rússia para um inverno doloroso caso negociações para trégua energética fracassem
Cenário de incerteza demanda movimentos suaves e previsíveis na política monetária, diz David, do BC
Dólar tem alta forte reagindo a nova pesquisa eleitoral e exterior
Juros futuros sobem com nova pesquisa eleitoral e disparada dos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa fecha em queda com exterior desfavorável, sem tirar eleição do radar
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$7,078 bilhões em setembro até dia 18, diz BC