Governo tem caixa para bancar 100% dos vencimentos da dívida pública em 2022, diz secretário do Tesouro

Publicado em 26/01/2022 16:54

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, afirmou nesta quarta-feira que o governo está encerrando o mês de janeiro com recursos em caixa suficientes para bancar todos os vencimentos da dívida pública de 2022.

De acordo com Valle, a situação dá conforto à gestão da dívida, mesmo durante o ano eleitoral, que pode apresentar ruídos. Em momentos de volatilidade, por exemplo, ele afirmou que o Tesouro pode optar por não colocar títulos no mercado.

O secretário ressaltou que, como estratégia, o governo não concentra vencimentos da dívida pública nos três últimos meses de anos eleitorais. Por isso, o último vencimento de valor relevante em 2022 será em setembro, mês anterior ao pleito.

Segundo ele, o ano foi iniciado com uma necessidade de financiamento 180 bilhões de reais abaixo do volume realizado em 2021.

Valle disse que a estratégia para a dívida pública em 2022 prevê menor participação de títulos prefixados, aumento de títulos flutuantes, manutenção do patamar da dívida vincendo em 12 meses e alongamento de prazo médio.

O subsecretário da Dívida Pública, Otávio Ladeira, afirmou que o salto na arrecadação tributária em 2021 reduziu a necessidade de financiamento do governo federal por meio de emissão de títulos da dívida.

De acordo com o Tesouro, o governo havia projetado um montante de 1,674 trilhão de reais em necessidade de financiamento no ano, mas o valor realizado foi 263,1 bilhões de reais menor, fechando o ano em 1,417 trilhão de reais.

Segundo Ladeira, o governo conseguiu melhorar sua estrutura de vencimentos, com melhora no prazo médio da dívida e com percentual vincendo em 12 “dentro de limite considerado ótimo”.

Em relação à alta de juros no país, Ladeira disse que sempre que há ciclo de elevação da Selic, há aumento de demanda por títulos públicos, um movimento considerado natural.

O subsecretário destacou que a participação de não residentes na dívida pública teve em 2021 a primeira alta desde 2015, passando de 9,2% para 10,6%. Parte do resultado, segundo o subsecretário, é consequência das elevações de juros pelo Banco Central em ritmo mais intenso do que outros países emergentes.

PEC DOS COMBUSTÍVEIS

O secretário do Tesouro afirmou que é cedo para fazer análise sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estudada pelo governo para reduzir tributos de combustíveis, mas disse que participa das discussões e que os valores mencionados são “bastante altos”, podendo afetar o resultado primário do ano.

Ainda há indefinições sobre o texto e a solução “não necessariamente” será a que está sendo discutida pelo governo no momento, disse Valle.

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário