Ibovespa reduz ganhos, após reação negativa das bolsas em NY durante fala de Powell

Publicado em 26/01/2022 17:37

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira reduziu a alta nesta quarta-feira, enquanto as bolsas norte-americanas viraram para o negativo, em meio à fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, após decisão de política monetária.

O Fed, banco central norte-americano, manteve a taxa de juro, conforme amplamente esperado, e disse que pode ocorrer uma elevação nos juros em breve.

Antes da decisão, o mercado no geral esperava o início do ciclo de alta em março.

O Fed também disse que espera reduzir seu balanço patrimonial após iniciada a alta nas taxas de juros e reafirmou planos de encerrar compras de títulos no mesmo mês.

Às 17:30, o Ibovespa subia 1,13 %, a 111.452,57 pontos. O índice avançava cerca de 1,8% minutos antes da divulgação do comunicado. O volume financeiro era de 30,4 bilhões de reais.

Os papéis de Petrobras eram a principal contribuição positiva para o índice, enquanto as ações de JBS estavam na ponta oposta.

Após a fala de Powell, as bolsas em Wall Street viraram para o negativo e o índice local perdeu terreno, mas manteve-se no azul. Powell disse que não há decisão sobre a trajetória da taxa de juros e que não é possível projetar exatamente qual será o ritmo do aperto monetário.

Ele também afirmou que o Fed vai discutir nas próximas duas reuniões de política monetária os planos para reduzir o balançco patrimonial.

No Brasil, o dia também foi de divulgação de dados econômicos, com destaque para o índice de preços IPCA-15, uma prévia da inflação brasileira, que subiu 0,58% em janeiro ante dezembro, segundo o IBGE, acima da expectativa em pesquisa da Reuters com economistas, de avanço de 0,43%.

(Por Andre Romani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário