Não há hipótese de racionamento de energia ou apagão em 2022, diz ministro
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou nesta segunda-feira a possibilidade de racionamento de energia ou apagões neste ano.
"Não há hipótese de racionamento de energia ou apagão em 2022", disse ele, durante entrevista transmitida pelo Facebook de Jair Bolsonaro e acompanhada pelo presidente e outros ministros.
O Brasil sofreu em 2021 com o pior nível de chuvas dos últimos 90 anos.
A escassez de chuvas reduziu drasticamente a geração hidrelétrica, principal fonte da matriz brasileira, e levou o país a acionar todo o parque termelétrico, além de realizar importações de energia de vizinhos.
O período úmido tem se mostrado positivo desde dezembro, com chuvas acima da média histórica em várias regiões contribuindo para a recuperação dos principais reservatórios das hidrelétricas.
(Por Lisandra Paraguassu e Letícia Fucuchima)
0 comentário
Zelenskiy alerta Rússia para um inverno doloroso caso negociações para trégua energética fracassem
Cenário de incerteza demanda movimentos suaves e previsíveis na política monetária, diz David, do BC
Dólar tem alta forte reagindo a nova pesquisa eleitoral e exterior
Juros futuros sobem com nova pesquisa eleitoral e disparada dos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa fecha em queda com exterior desfavorável, sem tirar eleição do radar
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$7,078 bilhões em setembro até dia 18, diz BC