Inflação na zona do euro atinge nova máxima recorde em janeiro
![]()
A inflação na zona do euro subiu para nova máxima recorde no mês passado, frustrando expectativas de grande desaceleração e ampliando as dúvidas de que as pressões de preços são benignas e temporárias como o Banco Central Europeu ainda espera.
A inflação nos 19 países da zona do euro acelerou a 5,1% em janeiro de 5% em dezembro na comparação anual, bem acima das expectativas de recuo a 4,4%, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.
Os preços da energia continuaram a impulsionar a inflação, mas os custos de alimentos também aumentaram, enquanto a inflação de serviços e de bens industriais permaneceu desconfortavelmente alta.
O resultado fica bem acima da meta de 2% do BCE, mas o banco central, que terá reunião de política monetária na quinta-feira, minimiza os dados há meses, argumentando que fatores temporários estão por trás da alta e que a inflação vai diminuir sozinha.
Mas o histórico do BCE em prever a inflação é misto e o banco foi forçado várias vezes no ano passado a aumentar com força suas projeções.
0 comentário
Índices de ações caem na Europa com receios de colapso do cessar-fogo entre EUA e Irã
Navio iraniano apreendido provavelmente transportava equipamentos considerados de uso duplo pelos EUA, dizem fontes
UE ampliará sanções sobre Irã para responsáveis por bloquear Ormuz
Bloqueio militar dos EUA no Estreito de Ormuz redirecionou 27 navios desde seu início
Tráfego marítimo em Ormuz é novamente parado após disparos e apreensões
Israel reforça controle sobre o sul do Líbano e diz para moradores não entrarem na área