Ucrânia impõe sanções a canal de TV ligado a político que teria relação com Rússia

Publicado em 12/02/2022 20:06

Logotipo Reuters

Por Natalia Zinets e Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - O conselho de segurança e defesa da Ucrânia impôs nesta sexta-feira sanções ao canal de televisão ligado a Yevhen Murayev, político apontado pelo Reino Unido como possível líder de um governo fantoche do Kremlin no caso de uma invasão russa.

A Rússia está concentrando um número crescente de tropas perto da Ucrânia e uma invasão pode ocorrer a qualquer momento, inclusive durante as Olimpíadas de Inverno deste mês, disse Washington nesta sexta-feira.

Murayev, um ex-parlamentar ucraniano da oposição que defendeu pontos de vista que se alinham com as narrativas russas sobre a Ucrânia, chamou a alegação britânica de "estúpida", enquanto a Rússia a rotulou de desinformação.

Murayev perdeu seu assento nas eleições parlamentares de 2019, mas ainda exerce influência por meio de seu partido político Nashi e do canal de TV Nash, que pertence oficialmente a seu pai Volodymyr.

Aparentemente antecipando as sanções, Murayev se dirigia a apoiadores em um protesto em sua cidade natal de Kharkiv, enquanto o conselho de segurança se reunia.

As sanções foram adotadas "sem discussão, sem provas", disse ele a apoiadores em um discurso transmitido pela Nash TV. "...Vamos lutar pelo canal, por nós mesmos, por vocês, pelo nosso país."

A porta-voz de Murayev não respondeu imediatamente a um pedido de mais comentários.

A Rússia tem negado planejar qualquer ofensiva militar contra a Ucrânia, mas pressionou o Ocidente por garantias de segurança, incluindo um bloqueio à entrada de Kiev na aliança da Otan.

Oleksiy Danilov, secretário do conselho de segurança, não especificou a natureza das sanções, incluindo se o canal Nash seria fechado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário