Ibovespa sobe com Vale e exterior e fecha fevereiro no azul

Publicado em 25/02/2022 18:26 e atualizado em 25/02/2022 19:10

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista acelerou na última hora e fechou a sexta-feira pré-feriado em alta, apoiado pela Vale, embora com os mercados globais atentos aos desdobramentos da guerra na Ucrânia.

O Ibovespa subiu 1,39%, a 113.141,94 pontos. O volume financeiro da sessão foi de 39,5 bilhões de reais. No acumulado de fevereiro, o índice teve alta de 0,9%, terceiro avanço mensal seguido, enquanto na semana marcou ganho de 0,2%.

Os mercados globais de ações tiveram ganhos, reagindo a sanções coordenadas de Estados Unidos e aliados contra a Rússia, após invasão da Ucrânia, mas que não bloquearam o país de um sistema global de pagamentos ou atingiram de forma robusta o setor de energia.

Os índices mais importantes em Wall Street fecharam em disparada. Destaque para o S&P 500, que subiu 2,2%, e o Dow Jones, que escalou 2,5%.

O Ibovespa ganhou terreno no final do pregão que antecede o feriado prolongado do Carnaval, até a retomada na tarde da próxima quarta-feira.

Lucas Monteiro, trader de multimercados da Quantitas, afirmou que o Ibovespa se mostrou menos volátil nos últimos dias do que os principais índices acionários norte-americanos, o que ajuda a explicar um avanço mais contido nesta sessão.

"Via de regra, países mais arriscados e com prêmio de risco maior têm beta maior. E isso não aconteceu (com o Ibovespa) nos últimos dias."

Para Cesar Mikail, gestor de renda variável da Western Asset, "como a composição do Ibovespa tem muito peso de commodities, elas acabam sendo um colchão no índice", disse, lembrando que a guerra na Ucrânia levou os preços de materiais, como petróleo, para cima.

Mikail afirma que o índice local segue em nível atrativo e pode seguir recebendo fluxo de capital estrangeiro, dependendo do desenrolar das questões na Ucrânia, especialmente quanto às sanções a serem impostas à Rússia.

DESTAQUES DO MÊS

- SULAMÉRICA UNIT disparou 38,6% e foi a melhor ação do mês de fevereiro no índice, após anúncio na quarta-feira de acerto para venda ao grupo hospitalar Rede D'Or, em acordo que avaliou a seguradora em 13 bilhões de reais.

- QUALICORP ON ficou na ponta oposta e foi a ação do índice com maior recuo, de 30,1%. O papel já vinha em tendência negativa, ampliada nos últimos pregões por causa do negócio entre SulAmérica e Rede D'Or. Como a Rede D'Or tem 25% da Qualicorp, o acordo gerou dúvidas sobre o futuro da empresa.. A ação caiu 7,2% nesta sexta.

- REDE D'OR ON ficou com a segunda maior alta do Ibovespa em fevereiro, de 15,1%. Ainda que tenha ganhado após o acordo com a SulAmérica, o papel já vinha desempenhando um mês forte antes do anúncio.

- BRF caiu 25,2%, segunda maior queda do Ibovespa do mês. A ação iniciou o mês em baixa, após sua oferta de ações sair com desconto de 7,5%. O papel tomou outro baque, após a companhia divulgar resultados.

DESTAQUES DA SESSÃO

- VALE ON disparou 5,4%. A companhia teve lucro no quarto trimestre acima do esperado, com efeito de resultado financeiro, e anuncio de dividendos. Do lado negativo, anunciou provisão extra de 1,7 bilhão de dólares para descaracterização de barragens. Executivos da Vale disseram que a guerra na Ucrânia pode impulsionar preços de níquel e pelotas de minério de ferro.

- CSN ON decolou 6,8%, GERDAU PN subiu 4,9% e USIMINAS PNA ganhou 3,2%.

- CCR ON cedeu 5,2%, após registrar prejuízo de 133,2 milhões de reais no quarto trimestre.

- IRB BRASIL ON recuou 3,2%, após diminuir prejuízo no quarto trimestre ano a ano, mas com aumento da sinistralidade.

- PETROBRAS PN evoluiu 1,8% e a ON teve alta de 1,9%. O petróleo caiu, após escalada vertiginosa nos últimos dias por conta da guerra na Ucrânia. 3R PETROLEUM ON avançou 5,6% e PETRORIO ON teve acréscimo de 3,9%.

- HYPERA ON subiu 2,8%, após projetar uma elevação de 24% para seu Ebitda em 2022. A farmacêutica anunciou aumento de 12,1% no lucro do quarto trimestre ante mesma etapa de 2020.

(Por Andre Romani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário