Biden prevê final obscuro para Putin em discurso do Estado da União
![]()
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu na noite de terça-feira que o líder russo, Vladimir Putin, pagará caro a longo prazo pela invasão da Ucrânia, mesmo que sua campanha militar seja bem sucedida a curto prazo.
"Embora ele possa obter ganhos no campo de batalha, ele pagará um preço alto contínuo a longo prazo", disse Biden em seu discurso sobre o Estado da União. Saindo do texto preparado, Biden acrescentou: "Ele não tem ideia do que está por vir".
Biden falou ao Congresso dos Estados Unidos no sexto dia da invasão russa à vizinha europeia Ucrânia, enquanto Kiev se depara com o avanço de uma coluna russa de blindados de quilômetros de comprimento potencialmente preparando-se para assumir a capital ucraniana.
No discurso no horário nobre, Biden anunciou mais uma medida contra a Rússia ao proibir os voos russos de utilizarem o espaço aéreo norte-americano, e também um esforço do Departamento de Justiça para apreender iates, apartamentos de luxo e jatos particulares de russos ricos com laços com Putin.
Ele também sinalizou passos para enfraquecer as Forças Armadas da Rússia no futuro, mesmo reconhecendo que os militares russos podem ganhar terreno na Ucrânia.
"Estamos sufocando o acesso da Rússia a uma tecnologia que vai sugar sua força econômica e enfraquecer suas forças militares nos próximos anos", disse.
"Quando a história desta era for escrita, a guerra de Putin contra a Ucrânia terá deixado a Rússia mais fraca e o resto do mundo mais forte", acrescentou.
Biden, que falou no início do dia com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, rejeitou mais uma vez a participação militar direta dos Estados Unidos na Ucrânia.
Mas o governo dos EUA compartilhou informações sobre as operações da Rússia e liderou o mundo na imposição de um conjunto histórico de sanções econômicas ao governo de Putin, a seus aliados e aos maiores bancos do país, levando a moeda russa a desabar.
0 comentário
Desemprego cai mais do que o esperado no Brasil em novembro e bate novo recorde, a 5,2%
Dívida pública bruta do Brasil chega a 79% do PIB em novembro, em linha com o esperado
China circunda Taiwan em grande exibição militar
Acareação sobre banco Master coloca BC sob pressão e acende alerta de interferência do STF
Rússia acusa EUA de ‘pirataria’ e ‘banditismo’ por bloqueio à Venezuela
EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump