Brasil tem saldo comercial de US$4 bi em fevereiro, melhor resultado em cinco anos
![]()
A balança comercial brasileira registrou superávit de 4,050 bilhões de dólares em fevereiro, melhor resultado para o mês em cinco anos, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira.
O dado veio acima da expectativa de mercado, que apontava saldo positivo de 3,550 bilhões de dólares para o período, segundo pesquisa Reuters. O resultado do mês veio 108,9% acima do observado em fevereiro de 2021, quando houve superávit comercial de 1,8 bilhão de dólares.
O dado do mês passado é resultado de 22,913 bilhões de dólares em exportações, que subiram 32,6% na comparação com o ano anterior, e 18,864 bilhões de dólares em importações, com alta menos acentuada, de 22,9% na média diária. Os dois indicadores são os maiores para meses de fevereiro da série histórica iniciada em 1997.
No mês, a variação dos volumes exportados e importados apresentaram diferença significativa. Enquanto a quantidade exportada subiu 22,6%, a importada caiu 2,5%.
Em relação ao índice médio de preços, houve alta de 13,5% no valor dos produtos vendidos pelo Brasil ao exterior, na comparação com fevereiro de 2021, ao mesmo tempo em que o valor dos importados subiu 30,9%.
No recorte por setor, o maior crescimento no mês foi observado na agropecuária, com alta de 114,2% na média diária das exportações. Houve crescimento de 29,0% nas vendas da indústria de transformação e de 3,7% na indústria extrativa.
Em 2021, o Brasil teve um superávit comercial de 61,2 bilhões de dólares, maior valor da série histórica iniciada em 1989. Para este ano, segundo estimativa apresentada em janeiro, o governo projeta novo recorde, de 79,4 bilhões de dólares.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados