EUA impõem sanções a mais oligarcas russos por invasão à Ucrânia
![]()
Por Steve Holland e Matt Spetalnick e Daphne Psaledakis
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos impuseram nesta quinta-feira novas sanções contra oligarcas russos, incluindo aqueles que atuam nos setores imobiliário e de petróleo, conforme o governo norte-americano mira em pessoas próximas ao presidente russo, Vladimir Putin, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os EUA aplicaram sanções de bloqueio total a oito oligarcas e autoridades, bem como a algumas de suas empresas, disse a Casa Branca, visando os super-ricos da Rússia que acumularam fortunas e influência política por meio de seus laços estreitos com Putin.
"Queremos que ele (Putin) sinta o aperto, queremos que as pessoas ao seu redor sintam o aperto", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres.
Até agora, os EUA determinaram várias rodadas de sanções, inclusive contra Putin e o banco central russo, depois que as forças russas invadiram a Ucrânia no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Moscou chama o ataque de "operação especial".
Os EUA impuseram sanções a Alisher Usmanov, magnata russo e fundador da mineradora russa Metalloinvest, que a Casa Branca descreveu como “um dos indivíduos mais ricos da Rússia e um aliado próximo de Putin”.
A medida impede que sua propriedade seja usada nos Estados Unidos e por norte-americanos, incluindo seu iate de luxo que a Casa Branca disse ter sido apreendido pela Alemanha e seu jato particular.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a quem a Casa Branca acusou de ser "um grande fornecedor da propaganda de Putin", também foi alvo.
Os EUA também imporão restrições de visto a 19 oligarcas russos, seus familiares e associados, disse a Casa Branca em comunicado, e também emitirão sanções contra entidades e indivíduos russos que permitem a disseminação de desinformação no país.
(Reportagem de Steve Holland, Daphne Psaledakis e Matt Spetalnick)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados