S&P piora rating da Rússia a território ainda mais "junk"
![]()
(Reuters) - A agência de classificação de risco S&P Global cortou nesta quinta-feira o rating de crédito da Rússia a território ainda mais "junk", à medida que novas sanções internacionais desencadeadas pela invasão da Ucrânia e as próprias medidas de proteção do país aumentam o risco de calote.
A S&P rebaixou o rating soberano russo para "CCC-minus", de "BB-plus", menos de uma semana depois de tirá-lo do grau de investimento.
A invasão da Ucrânia pela Rússia, o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial, deixou seus mercados financeiros em turbulência depois que vários países impuseram sanções, enquanto marcas globais deixaram a Rússia em massa.
Novas restrições dos países do G7 e controles de capital introduzidos pelo governo russo para proteger o rublo podem restringir a capacidade do país de pagar sua dívida, disse a S&P.
A agência de classificação também alertou para a possibilidade de novos rebaixamentos, pois manteve a Rússia sob observação negativa.
As agências de classificação de risco Fitch e Moody's também rebaixaram a classificação da Rússia --em seis graus, para o status de "junk"-- na quarta-feira. Isso fez o rublo russo bater mínimas recordes em relação ao dólar e ao euro na quinta.
(Por Nishara Karuvalli Pathikkal e Taru Jain em Bengaluru e Rodrigo Campos em Nova York)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados