Wall St cai 1% com receios sobre Ucrânia ofuscando fortes dados de emprego
![]()
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam mais de 1% nesta sexta-feira, com preocupações sobre a intensificação da guerra na Ucrânia ofuscando dados que mostraram aceleração no crescimento do emprego norte-americano no mês passado.
Às 12:56 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 1,46%, a 4.299,57 pontos, enquanto o Dow Jones caía 1,45%, a 33.303,28 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,88%, a 13.283,49 pontos.
Dez dos 11 principais setores do S&P caíam, com o financeiro na ponta negativa. Bank of America cedia 3,0%, e o índice mais amplo para bancos recuava 2,9%, acompanhando declínio nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA.
As ações em todo o mundo tinham perdas, e ativos considerados portos seguros eram demandados, após forças de invasão russas tomarem a maior usina nuclear da Europa, no que Washington classificou de ataque imprudente que ameaçava gerar uma catástrofe.
Nos EUA, o relatório de emprego divulgado pelo Departamento do Trabalho mostrou abertura líquida de 678 mil postos (fora do setor agrícola) no mês passado, com a taxa de desocupação em queda para 3,8%, a menor desde fevereiro de 2020.
"O forte relatório de empregos de hoje provavelmente será ofuscado pelos eventos na Ucrânia, que estão causando aversão a risco e uma fuga para a segurança", disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Independent Advisor Alliance.
A crise, no entanto, impulsionava as ações de energia, já que os preços do petróleo subiram devido às sanções ocidentais contra a Rússia, um grande produtor da commodity.
O setor de energia do S&P 500 subia 1,2%, a caminho de fechar a semana com ganhos de mais de 7%.
O aumento dos preços das commodities, estimulado pelas sanções, tem intensificado receios de inflação ainda mais alta, o que poderia levar o Federal Reserve a subir as taxas de juros agressivamente.
(Por Devik Jain e Sabahatjahan Contractor)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados