Wall St fecha em queda com temores sobre Ucrânia ofuscando dados sólidos de emprego
![]()
Por Devik Jain e Noel Randewich
(Reuters) - Wall Street encerrou em baixa nesta sexta-feira, com a guerra na Ucrânia ofuscando uma aceleração no crescimento do emprego nos Estados Unidos no mês passado que apontou para o fortalecimento da economia.
A maioria dos 11 principais setores do índice S&P 500 recuou. O financeiro liderou a queda e perdeu 2%, com investidores preocupados com o impacto das sanções do Ocidente contra Moscou sobre o sistema financeiro internacional. O índice de bancos do S&P 500 caiu 3,35%, o que elevou a perda da semana para quase 9%, seu pior declínio semanal desde junho de 2020.
As ações em todo o mundo estavam mais fracas, com ativos de refúgio em demanda depois que as forças russas tomaram a maior usina nuclear da Europa no que Washington chamou de um ataque imprudente que arriscava desencadear uma catástrofe. O relatório de emprego do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos mostrou que as vagas de trabalho cresceram 678.000 no mês passado, mais do que o esperado, e que a taxa de desemprego caiu para 3,8%, a menor desde fevereiro de 2020.
A crise na Ucrânia impulsionou os papéis de energia após os preços do petróleo e outras commodities subirem por causa das sanções contra a Rússia, uma grande produtora de petróleo. O setor de energia do S&P 500 saltou 2,85% e ganhou cerca de 9% na semana.
As ações de crescimento enfrentaram o peso da recente liquidação, com o índice de crescimento do S&P 500 em queda de 1,3% nesta sexta-feira. O índice de valor recuou 0,3%.
O índice S&P 500 fechou em queda de 0,79%, a 4.328,87 pontos. O Dow Jones caiu 0,53%, a 33.614,80 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 1,66%, a 13.313,44 pontos.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados