Novo índice mostra expectativas de inflação nos EUA em alta
![]()
Por Howard Schneider
WASHINGTON (Reuters) - As expectativas de inflação para um ano nos Estados Unidos dispararam desde a invasão da Ucrânia pela Rússia e as perspectivas de longo prazo também começaram a aumentar, um desenvolvimento que provavelmente será observado de perto pelo Federal Reserve em sua batalha para manter as pressões de preços sob controle.
Um novo índice https://www.theice.com/iba/usd-inflation-indexes diário divulgado nesta terça-feira pela ICE Benchmark Administration (IBA), com sede em Londres, mostrou o ritmo esperado de aumentos de preços ao consumidor no próximo ano indo de 3,5% em 1º de fevereiro para 5,24% em 7 de março.
O índice é baseado nas negociações no mercado de Treasuries protegidos pela inflação, que movimenta cerca de 300 bilhões de dólares por mês, e nas operações com contratos de swap de inflação, que giram 100 bilhões de dólares mensalmente.
A inflação prevista para horizontes mais longos de dez e seis anos também aumentou abruptamente desde o início da guerra na Ucrânia, com taxas na segunda-feira em torno de 2,43% e 2,73%, respectivamente, significativamente acima da meta de aumento anual de preços de 2% do Fed, mostrou o índice.
0 comentário
Ibovespa destoa do exterior e recua pressionado por Petrobras
Dólar fecha em R$4,9836, no menor valor do ano, após Irã reabrir Estreito de Ormuz
Wall Street fecha em alta após queda do petróleo e abertura do Estreito de Ormuz
Petrobras deixa de atender 10% do pedido de diesel de distribuidoras para maio, dizem fontes
Brasil soma mais de 200 invasões de propriedades rurais nos últimos três anos
Exportações brasileiras para UE podem aumentar em US$1 bi já este ano com entrada em vigor de acordo com Mercosul, diz Apex