Pacheco diz que reajuste anunciado de combustíveis impõe votação de projetos nesta quinta-feira
![]()
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o reajuste anunciado pela Petrobras no preço da gasolina e do óleo diesel "impõe" à Casa que se vote ainda nesta quinta-feira dois projetos que podem reduzir o valor dos combustíveis.
"A presidência vai suspender esta sessão para que às 13h nós possamos recomeçá-la, que é o tempo suficiente para o exame mais detido, mais calmo em relação ao parecer que foi apresentado em razão da importância do projeto e do tema que é versado neste projeto", disse Pacheco.
"Em especial, diante do anúncio do aumento substancial do preço dos combustíveis pela Petrobras o que impõe ao Senado a apreciação ainda hoje de ambos os projetos", reforçou ele.
Pela manhã, a Petrobras anunciou a elevação dos preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina deverão subir quase 19%, na esteira da alta nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.
No retorno dos trabalhos, o plenário do Senado deverá apreciar a versão final do parecer do senador Jean Paul Prates (PT-RN) a um projeto que cria uma conta de estabilização dos custos dos combustíveis e amplia o Auxílio Gás.
A outra proposta, que também tem o petista como relator, altera a cobrança do ICMS, fator que participa da composição do preço final dos combustíveis.
As duas propostas deviam ter sido votadas na véspera, mas tiveram a apreciação adiada pela terceira vez.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados