BC atrasa divulgação de Ptax devido a paralisação de servidores
![]()
SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central atrasou a divulgação da taxa Ptax de fechamento desta quinta-feira, em o que teria sido um dos impactos de uma paralisação parcial de servidores da autarquia, segundo a Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB), que relatou ainda efeitos do movimento sobre a área responsável por fornecer dados para o Copom, que se reúne na próxima semana para decidir os rumos da política monetária.
Procurado, o Banco Central não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A taxa Ptax é uma média de cotações de taxa de câmbio apuradas pelo BC quatro vezes por dia: por volta de 10h, 11h, 12h e 13h. Logo após as 13h é divulgada a taxa de fechamento, uma média aritmética das taxas de compra e de venda dos boletins.
O BC divulgara em horário previsto as taxas dos boletins das 10h (5,0424 reais na compra e 5,0430 reais na venda), 11h (5,0571 reais e 5,0577 reais) e 12h (5,0552 reais e 5,0558 reais). Mas até as 16h48 a taxa da apuração das 13h ainda não havia sido publicada.
A Ptax das 13h ficou em 5,0480 reais na compra e 5,0486 reais na venda. As taxas de fechamento ficaram em 5,0507 reais e 5,0513 reais, respectivamente.
A Ptax serve de referência para liquidação de contratos futuros e outros derivativos, como swap cambial e contratos a termo. No fim de cada mês a "briga" entre investidores posicionados no mercado de câmbio em busca de uma Ptax mais conveniente a suas operações costuma causar volatilidade nos preços do dólar.
De acordo com a ANBCB, a adesão à paralisação desta quinta foi de 60% e, como resultado do movimento, reuniões da diretoria colegiada do Banco Central foram adiadas, e a mesa de monitoramento do Departamental de Operação Bancárias, que supervisiona e opera o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), foi parada em São Paulo.
Em Brasília, esse monitoramento foi feito com número reduzido de pessoal, "em situação de iminente risco operacional", disse a entidade em nota, acrescentando que o monitoramento proativo de segurança do Pix também teria sido afetado.
Segundo a ANBCB, os servidores promoveriam nesta quinta debate interno sobre "o iminente sucateamento institucional" do BC.
(Por José de Castro e Bernardo Caram; edição de Isabel Versiani)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados