UE vai banir importações de ferro e aço da Rússia e proibir exportações de artigos de luxo
![]()
BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia suspenderá o tratamento comercial e econômico privilegiado de Moscou, reprimirá o uso de criptoativos e proibirá exportações de bens de luxo do bloco para a Rússia e a importação de produtos de ferro e aço, disse a presidente da Comissão Europeia nesta sexta-feira.
As novas medidas, coordenadas com os Estados Unidos e outros aliados do G7, equivalem a um quarto conjunto de sanções contra Moscou por sua invasão à Ucrânia no mês passado.
"Amanhã, tomaremos um quarto pacote de medidas para isolar ainda mais a Rússia e drenar os recursos que ela usa para financiar essa guerra bárbara", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Junto com outros aliados ocidentais, que incluem os EUA, o bloco revogará o status comercial de "Nação mais Favorecida" dado à Rússia. Isso abre a porta para o bloco proibir ou impor tarifas punitivas sobre produtos russos e colocar o país no mesmo patamar que a Coreia do Norte ou o Irã.
Como primeiro passo, a UE proibirá as importações de bens do setor siderúrgico.
Von der Leyen disse, em um comunicado, que a UE está atuando para suspender os direitos da Rússia nas principais instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, assegurando que o país não possa acessar crédito nessas entidades.
O principal diplomata do bloco, Josep Borrell, acrescentou mais tarde que estava apresentando propostas para incluir mais oligarcas, empresários e empresas russos na lista de restrições da UE.
A União Européia especificamente proibirá exportações para a Rússia de bens de luxo do bloco, o que foi concebido como um golpe contra as elites russas.
Por fim, a UE proibirá novos investimentos europeus no setor de energia da Rússia.
(Por Philip Blenkinsop, Sabine Siebold, Marine Strauss e Francesco Guarascio)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados