China promete adotar políticas amigáveis aos mercados
![]()
PEQUIM (Reuters) - O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, pediu nesta quarta-fiera aos órgãos do governo que adotem de forma ativa políticas amigáveis ao mercado, mas que introduzam "cautelosamente" medidas que podem afetá-lo.
Em relação à estabilidade do mercado financeiro em Hong Kong, reguladores de China e Hong Kong vão fortalecer a coordenação, disse Liu.
A China também buscará revigorar a economia e afastar riscos no setor imobiliário, disse Liu segundo a agência de notícias Xinhua em reunião do Comitê de Desenvolvimento e Estabilidade Financeira sob o Conselho de Estado.
"Todas as políticas que tenham impacto significativo sobre os mercados de capital devem ser coordenadas com departamentos de gestão financeira antes para manter a estabilidade e consistêncis das expectativas", disse Liu, acrescentando que as autoridades serão responsabilizadas.
As declarações de Liu ajudaram os mercados a se recuperar, depois que as ações da China atingiram na véspera mínima de 21 meses, enquanto as empresas do país listadas em Hong Kong foram ao menor nível desde 2008 por preocupações com o crescimento e aumento das tensões geopolíticas.
(Reportagem de Kevin Yao)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984)) REUTERS CMO
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte