Ministério da Economia vai cortar projeção para alta do PIB em 2022 para cerca de 1,5%, dizem fontes
![]()
Por Marcela Ayres
BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Economia vai revisar sua previsão oficial para o crescimento econômico deste ano para cerca de 1,5%, ante 2,1% projetados anteriormente, disseram duas fontes do governo à Reuters nesta quarta-feira.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato, destacaram que os números devem ser divulgados na quinta-feira, quando a Secretaria de Política Econômica atualizará sua grade de parâmetros macroeconômicos, que é usada como referência para a programação orçamentária do governo.
Apesar da queda, o desempenho do Produto Interno Bruto projetado pelo governo para 2022 ainda é muito mais otimista do que o aumento de 0,49% esperado pelos mercados, segundo a mais recente pesquisa semanal Focus com mais de 100 economistas divulgada pelo Banco Central.
Mais cedo, o jornal Folha de S. Paulo informou que a estimativa do governo para o PIB cairia para 1,5%.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito repetidamente que o país voltará a surpreender os analistas, com maiores investimentos privados e um mercado de trabalho melhorado mitigando efeitos adversos da inflação elevada, mesmo em meio às incertezas globais geradas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
Na quarta-feira, Guedes afirmou que o Brasil está preparado "para qualquer guerra" e que o governo pode contornar um teto constitucional de gastos se necessário devido ao conflito no Leste Europeu.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados