Rússia alerta EUA: temos o poder de colocá-los em seu lugar
![]()
LONDRES (Reuters) - A Rússia alertou os Estados Unidos nesta quinta-feira que Moscou tem o poder de colocar is EUA em seu lugar e acusou o Ocidente de elaborar uma trama russofóbica selvagem para destruir a Rússia.
Dmitry Medvedev, que foi presidente da Rússia de 2008 a 2012 e agora é secretário adjunto do Conselho de Segurança do país, disse que os Estados Unidos tinham alimentado uma "nojenta" russofobia na tentativa de forçar a Rússia a se ajoelhar.
"Não vai funcionar --a Rússia tem o poder de colocar todos os nossos inimigos impetuosos em seu lugar", disse Medvedev.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados europeus e asiáticos impuseram sanções aos líderes, empresas e empresários russos, isolando a Rússia de grande parte da economia mundial.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirma que, o que ele chama de operação militar especial na Ucrânia, é necessária porque os Estados Unidos estavam usando a Ucrânia para ameaçar a Rússia e a Rússia tinha que se defender contra o "genocídio" do povo de língua russa pela Ucrânia.
A Ucrânia diz que está lutando por sua existência e que as alegações de genocídio de Putin são um disparate. O Ocidente diz que a afirmação de que quer destruir a Rússia é ficção.
A Rússia afirma que, apesar das sanções impostas contra si, pode se sair bem sem o que afirma ser um Ocidente enganoso e decadente liderado pelos Estados Unidos. Diz ainda que sua tentativa de forjar laços com o Ocidente após a queda da União Soviética em 1991 está agora terminada e que desenvolverá relações com outras potências, como a China.
(Reportagem de Guy Faulconbridge)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados