BC britânico eleva taxa de juros para 0,75%, mas mostra incerteza sobre próximos passos
![]()
Por Andy Bruce e David Milliken
LONDRES (Reuters) - O Banco da Inglaterra elevou os juros nesta quinta-feira pela terceira reunião consecutiva, como esperado, mas suavizou sua linguagem sobre a necessidade de novos aumentos à frente.
Oito dos nove membros do Comitê de Política Monetária do banco central britânico votaram para aumentar sua taxa básica de 0,5% para 0,75%, após a decisão do Federal Reserve na véspera de elevar os custos dos empréstimos pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19.
O banco central britânico disse que a inflação deve atingir cerca de 8% em abril --quase 1 ponto percentual acima do previsto no mês passado-- e alertou que pode atingir um pico ainda maior este ano.
Mas as autoridades contestaram expectativas de investidores de que a taxa subiria acentuadamente para cerca de 2% até o final deste ano, suavizando sua linguagem sobre a necessidade de mais aumentos.
"O Comitê julgou que mais algum aperto modesto pode ser apropriado nos próximos meses, mas há riscos em ambos os lados desse julgamento, dependendo de como as perspectivas de médio prazo evoluem", disse o BoE.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados