FMI diz que aperto do Fed é apropriado, mas aumenta riscos para mercados emergentes
![]()
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está agindo "apropriadamente" ao apertar a política monetária e sinalizar trajetória de juros mais altos no futuro, mas a guinada em sua postura traz riscos para países de mercados emergentes dependentes de financiamento em dólares, disse o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) Gerry Rice nesta quinta-feira.
Falando em coletiva de imprensa regular do FMI um dia após o Fed aumentar os juros em 0,25 ponto percentual pela primeira vez desde 2018, Rice disse que os países terão maior dificuldade em avaliar os impactos da medida em suas respectivas políticas monetárias, devido a circunstâncias econômicas pós-pandemia amplamente diferentes em cada lugar e aos efeitos da guerra na Ucrânia.
Continuar a fornecer uma orientação futura clara que reaja proporcionalmente às mudanças nos dados ajudará a manter as expectativas de inflação ancoradas, disse Rice.
Mas "esse ritmo mais rápido de normalização do Fed aumenta os riscos enfrentados por outros países dependentes de financiamento em dólar, especialmente em economias emergentes e em desenvolvimento".
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte