China rejeita acusação de Blinken de que não age de acordo com Carta da ONU
![]()
PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta quinta-feira que rejeita firmemente o comentário do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, de que a relutância da China em condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia é inconsistente com a posição chinesa sobre a Carta da Organização das Nações Unidas (ONU).
A China sempre acredita que a soberania e a integridade territorial dos Estados deve ser mantida, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, em uma entrevista coletiva de rotina.
Em entrevista à NPR na quarta-feira, Blinken disse que o fato de a China "não ter se posicionado fortemente contra" a agressão da Rússia na Ucrânia contraria os compromissos chineses como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, responsável pela manutenção da paz e da segurança
"É totalmente inconsistente com o que a China diz e repete frequentemente sobre a santidade da Carta das Nações Unidas e os princípios básicos, incluindo a soberania das nações", disse Blinken.
(Reportagem de Martin Quin Pollard)
0 comentário
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado
Ibovespa sobe com melhora externa; SLC avança