Petrobras paga recorde de R$ 54,5 bi em royalties e participações especiais em 2021
![]()
A Petrobras pagou no ano passado 54,5 bilhões de reais em royalties e participações especiais ao governo federal, Estados e municípios, o maior valor anual já contabilizado, disse a estatal nesta sexta-feira.
O montante representa um aumento de cerca de 70% ante 2020 e de 36% frente a 2019, ano do recorde anterior, de 39,9 bilhões.
"Esses valores expressivos demostram que as atividades da Petrobras geram retorno não só para a companhia, mas para a sociedade como um todo", disse em nota.
A Petrobras é a principal empresa pagadora de royalties e participações especiais aos cofres públicos brasileiros. Nos últimos cinco anos, as cifras vêm aumentando --a de 2021 foi 285% maior do que a paga em 2016, ressaltou a estatal.
Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo de petróleo ou gás e são pagos mensalmente, como compensação financeira devida pelas concessões de exploração e produção.
Já a participação especial é uma compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários que atuam em campos de grande volume de produção.
0 comentário
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Taxas dos DIs ficam estáveis em dia com baixa liquidez