Ibovespa avança com commodities, exterior e volta ao patamar de setembro
![]()
Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) - O mercado acionário brasileiro engatou a terceira alta seguida nesta sexta-feira e retornou ao nível de setembro de 2021, diante de exterior positivo e novo suporte das ações ligadas à commodities.
Petrobras e Vale foram as principais influências positivas, enquanto Bradesco e Banco do Brasil ficaram na ponta oposta.
O Ibovespa subiu 1,98%, a 115.310,91 pontos, o que representa o patamar mais alto de fechamento desde 14 de setembro. O volume financeiro foi de 45,5 bilhões de reais, em sessão de vencimento de opções sobre ações na B3.
O avanço foi de 3,2% na semana, o maior desde meados de janeiro.
"É um dia de tomada de risco global e isso impacta também o Brasil", diz Thomás Gibertoni, gestor de portfólio na Portofino Multi Family Office, que cita, entre outros fatores, a aproximação entre líderes da China e dos Estados Unidos.
A conversa entre Joe Biden e Xi Jinping sobre a Ucrânia durou quase duas horas nesta manhã. Xi disse que a guerra no país europeu precisa acabar o mais breve possível, e Biden, por sua vez, descreveu as "implicações e consequências" se Pequim fornecer apoio material à Rússia no conflito. [L2N2VL1VZ]
Os principais índices de ações em Wall Street subiram, com impulso das ações de tecnologia, o que fez o Nasdaq Composite avançar 2,1%, em sessão de vencimento de opções também nos EUA.
Na cena doméstica, a taxa de desemprego fechou o trimestre até janeiro em 11,2%, alta de 0,1 ponto percenutal frente ao período imediatamente anterior, mas abaixo do esperado pelo mercado (11,4%).
DESTAQUES
- PETROBRAS PN e ON subiram 2% e 0,9%, respectivamente. O petróleo Brent avançou 1,2%, enquanto o temor de intervenção política na companhia segue no radar. 3R PETROLEUM ON avançou 2,8% e PETRORIO ON apontou acréscimo de 3,4%.
- VALE ON subiu 1,9%, após avanço do minério de ferro na China, impulsionado por expectativa de estímulo adicional para sustentar a economia do país. GERDAU PN ganhou 3,3%, em dia sem direção comum para siderúrgicas.
- STONECO decolou 42% em Nova York, a maior alta da ação desde o IPO, após números operacionais do quarto trimestre e estimativas para este ano consideradas positivas por analistas, mesmo com uma queda de mais de 90% no lucro líquido ajustado. A reação elevou o valor de mercado da Stone em 1,26 bilhão de dólares, para 4,22 bilhões. O papel permanece acumulando perdas em 2022. A rival PagSeguro disparou 22,5%.
- FLEURY ON recuou 2,1%, após lucro ajustado cair 57,6% entre outubro e dezembro na comparação anual, uma vez que maiores despesas ofuscaram o leve crescimento das receitas no período. Analistas do Credit Suisse cortaram o preço-alvo da ação.
- YDUQS ON disparou 11,1%, maior alta desde junho de 2020, depois de duas sessões de queda na sequência de balanço e renúncia de executivo.
- MRV ON, que divulgou balanço lido como negativo mais cedo nesta semana, disparou 9,7%, enquanto CYRELA ON subiu 9,4% e EZTEC ON ganhou 7,2%. As duas últimas divulgaram balanços na noite da véspera. Fechamento da curva de juros também ajudou setor.
- B3 ON subiu 1,5%, após cair mais cedo na esteira de crescimento de lucro menor do que o esperado pelo mercado.
- LOJAS RENNER ON ganhou 5,5%, também após cair mais cedo na sequência de lucro líquido abaixo do esperado. Executivos da empresa citaram melhora das vendas no começo de 2022 e projetaram repasse da inflação.
- BRADESCO PN caiu 0,2%, assim como BANCO DO BRASIL ON. Outros bancos subiram.
- BR MALLS ON fechou com alta de 0,1%, depois de rejeitar nova oferta de fusão da ALIANSCE SONAE e divulgar queda anual de 22,5% no lucro do quarto trimestre. A brMalls vai defender seus acionistas caso a Aliansce torne-se investidora ativista da empresa, segundo seu presidente. Ações ordinárias de Aliansce, que não estão no Ibovespa, subiram 4,8%.
0 comentário
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Taxas dos DIs ficam estáveis em dia com baixa liquidez