Ibovespa estende sequência de altas com setor financeiro; inflação e Otan em foco
![]()
O principal índice da bolsa brasileira buscava nesta quinta-feira uma sétima alta consecutiva, após operar entre leves perdas e ganhos mais cedo, com mercado atento à reunião da Otan que pode definir novas sanções à Rússia, enquanto avalia o relatório trimestral de inflação divulgado pelo Banco Central.
O setor financeiro dava sustentação positiva ao índice, ao mesmo tempo que na ponta contrária pesava a queda de ações da operadora de saúde Hapvida, após balanço.
Em Wall Street, os índices operavam sem direção comum, com alta de Dow Jones e S&P 500, mas queda leve do Nasdaq Composite.
Às 11h30, o Ibovespa subia 0,51%, a 118.052,28 pontos. O volume financeiro era de 6,5 bilhões de reais.
Para Enrico Cozzolino, diretor de análise e sócio da Levante, o fluxo estrangeiro continua a beneficiar o Ibovespa, mas é normal certa cautela depois de sequências de altas desde o patamar de 110 mil pontos e em meio às incertezas quanto à guerra na Ucrânia.
Líderes da Otan reunidos em Bruxelas concordaram em incrementar o número de tropas em seu flanco oriental em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, segundo comunicado conjunto.
A reunião, que conta com a presença do presidente norte-americano, Joe Biden, é acompanhada de perto pelos investidores dada a possibilidade do anúncio de mais sanções à Rússia, com especial atenção à postura da União Europeia sobre o setor de petróleo e gás.
No Brasil, o BC disse no relatório de inflação que o preço da gasolina deve ser mais sensível às variações do petróleo em 2022, gerando maior influência sobre a inflação. A autoridade monetária admitiu que o IPCA tem até 97% de chance de estourar o teto da meta no cenário visto como mais provável. A projeção de crescimento de 1% do Produto Interno Bruto neste ano foi mantida.
O documento reforçou a mensagem da ata da última reunião de política monetária, segundo analistas, e vem antes de dado de inflação (IPCA-15), na sexta-feira.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse pela manhã que o governo vai ampliar a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para 33%.
DESTAQUES
- HAPVIDA ON afundava 7,3%. A empresa teve lucro ajustado de 347,1 milhões de reais no quarto trimestre, um aumento de 51,5% sobre mesma etapa de 2020, e acima da projeção média de analistas, mas o Ebitda ficou abaixo do esperado, com queda de 10,1% em igual base de comparação. A margem Ebitda cedeu 4,1 pontos percentuais.
- PETROBRAS PN operava estável e ON ganhava 0,4%, apesar de queda de mais de 1% nos preços do petróleo. PETRORIO ON subia 0,6% e 3R PETROLEUM ON estava 0,5% no positivo.
- VALE ON avançava 0,2%, após alta de 1,3% do minério de ferro na China, enquanto o aço inoxidável saltou para o maior nível desde 9 de março, depois que os preços do níquel atingiram os limites de alta em Londres e Xangai. Ações de siderúrgicas recuavam.
- CCR ON tinha alta de 1,9%, após Votorantim e Itaúsa formalizarem proposta, já aceita, de 4,1 bilhões de reais pela fatia da Andrade Gutierrez na companhia. Para analistas do JPMorgan, notícia é levemente positiva para CCR, já que a entrada de um novo acionista com perfil investidor pode melhorar a estrutura de governança. ITAÚSA PN ganhava 1,7%.
- LOCAWEB ON desabava 8,6%, após empresa sofrer prejuízo de 7,2 milhões de reais no quarto trimestre, ante lucro de 9 milhões um ano antes, apertada por maiores custos ligados a aquisições recentes de empresas.
- EQUATORIAL ON avançava 0,6%, após também divulgar balanço do quarto trimestre.
- ITAÚ UNIBANCO PN crescia 1,6%, assim como BRADESCO PN, enquanto BANCO DO BRASIL ON apontava ganhos de 1,2%. Já SANTANDER BRASIL UNIT recuava 0,4%.
- COGNA ON tinha alta de 2,2% e SABESP ON expandia 0,3%. As duas empresas divulgam resultados após o fechamento do mercado.
0 comentário
Putin disse a Trump que posição da Rússia mudará após ataque de drones ucranianos à residência presidencial
Wall Street cai com ações de tecnologia vacilando na última semana de 2025
Ibovespa recua com Vale e ajustes mas segue a caminho de alta de mais de 30% em 2025
Taxas dos DIs oscilam perto da estabilidade com liquidez reduzida
Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026