Argentina se associa à agência global de energia; discute integração com Brasil
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - O governo argentino assinou sua adesão como membro associado da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), informou oficialmente o país nesta quinta-feira, em um momento de aceleração de projetos no setor por motivos produtivos e macroeconômicos.
O ministro da Economia, Martín Guzmán, foi quem formalizou o procedimento em solo francês, para onde viajou no início desta semana para reprogramar o vencimento da dívida argentina com o Clube de Paris.
"Temos o prazer de ingressar na AIE como membro associado. Esperamos trabalhar juntos de maneira articulada", disse. "É um bom momento para a Argentina aderir à AIE, porque a aceleração do desenvolvimento do setor energético é uma prioridade para nosso governo."
A AIE é uma organização global, criada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) após a crise do petróleo de 1973.
Na Argentina, destaca-se a chamada formação Vaca Muerta, quarta reserva mundial de óleo e segunda de gás não convencionais.
Guzmán aproveitou o encontro para uma reunião de trabalho com o ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, com quem analisou a agenda de integração energética regional. Ambos países têm papel relevante na união aduaneira do Mercosul.
"É fundamental trabalhar de forma articulada para fortalecer a integração energética da nossa América do Sul, dando origem a um mercado de maior escala que resulte em aumento significativo da produção, melhoria da segurança energética na região e diminuição dos custos de produção, que aumentam a produtividade da indústria regional", disse Guzmán.
Na pauta, ficou acertado que o ministro argentino viajará ao Brasil no dia 8 de abril para continuar o diálogo com Albuquerque. Na ocasião, ele também vai se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
(Por Jorge Otaola, reportagem adicional de Carolina Pulice em Brasil)
0 comentário
Reabertura de Ormuz e queda do petróleo podem remodelar opções do Fed para futuros cortes de juros
Wall Street sobe após Irã dizer que Estreito de Ormuz está "completamente aberto"
Ibovespa reduz fôlego pressionado por Petrobras em meio a tombo do petróleo
Trump diz que Irã está removendo todas as minas marítimas com ajuda dos EUA
Trump diz que Israel está proibido de bombardear Líbano e acordo com Irã não está ligado à trégua no Líbano
Trump afirma que bloqueio ao Irã está "em pleno vigor" até que acordo seja fechado