Ucrânia encerra restrições às exportações de milho e óleo de girassol
![]()
LVIV (Reuters) - O governo da Ucrânia suspendeu a exigência de licenças de exportação de milho e óleo de girassol para a temporada 2021/22, informou o site do governo nesta sexta-feira.
A Ucrânia suspendeu as exportações de centeio, aveia, milheto, trigo sarraceno, sal, açúcar, carne e gado, enquanto enfrenta a invasão das forças militares russas, e havia introduzido licenças para exportações de trigo, milho e óleo de girassol.
Autoridades agrícolas disseram que os estoques de milho e óleo de girassol estão muito altos e não há necessidade de limitar as exportações.
Contudo, o mercado vê uma perda bilionária de receita na exportação de grãos pela Ucrânia, uma vez que o bloqueio de seus portos pelas forças russas a impede de embarcar milhões de toneladas de trigo e milho que tinham sido destinados à exportação até junho, disse um representante da indústria.
Grande produtora de grãos e oleaginosas, a Ucrânia exporta 98% de seus cereais por meio de portos e apenas uma fração por via férrea, onde os custos são mais altos.
(Por Pavel Polityuk)
0 comentário
Putin disse a Trump que posição da Rússia mudará após ataque de drones ucranianos à residência presidencial
Wall Street cai com ações de tecnologia vacilando na última semana de 2025
Ibovespa recua com Vale e ajustes mas segue a caminho de alta de mais de 30% em 2025
Taxas dos DIs oscilam perto da estabilidade com liquidez reduzida
Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026