Crise da Ucrânia deve desacelerar crescimento global, diz Yellen
![]()
WASHINGTON (Reuters) - A crise entre Rússia e Ucrânia está elevando os preços de commodities e deve reduzir as perspectivas de crescimento global no próximo ano, alertou nesta sexta-feira a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.
A Ucrânia é um importante fornecedor de trigo e milho, e os preços vêm saltando desde que a Rússia invadiu o país vizinho no mês passado.
"Estamos vendo pressão sobre os preços das commodities por causa da situação entre Rússia e Ucrânia", disse Yellen em entrevista à CNBC.
"E estou preocupada com contágios para os países que, por exemplo, são altamente dependentes do trigo. Os preços do trigo dispararam. E acho que isso provavelmente reduzirá as perspectivas para o crescimento global ao longo do próximo ano."
Yellen disse que os preços da gasolina podem subir mais e que os Estados Unidos estão trabalhando com aliados para tentar aliviar o impacto sobre os consumidores.
(Reportagem de Chris Gallagher e Doina Chiacu)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte