ONS prevê aumento de 3,7% na carga de energia elétrica do país em abril
![]()
A carga de energia elétrica deve ter crescimento mais forte em abril, enquanto os principais reservatórios de hidrelétricas do país devem continuar mostrando recuperação, segundo estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgadas nesta sexta-feira.
O órgão espera que a carga avance 3,7% em abril ante igual mês de 2021, após um desempenho fraco nos primeiros meses do ano. Os dados fechados mostram queda de 0,4% do indicador em janeiro e alta de 1,1% em fevereiro. Já a previsão para o encerramento de março, divulgada na semana passada, apontava um aumento de 1,7%.
Os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, onde estão os maiores lagos de hidrelétricas do país, devem encerrar o mês de abril com 69% da capacidade, ante 62,5% registrados atualmente.
O ONS também projetou que as hidrelétricas da região receberão chuvas equivalentes a 75% da média histórica em abril.
No Sul, onde a seca foi severa entre o final do ano passado e início do ano, a situação melhora, com chuvas em 97% da média histórica no mês.
Já para o Norte, a expectativa é de que as precipitações superem a média (113%), enquanto no Nordeste as chuvas devem ficar em 43%.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Putin disse a Trump que posição da Rússia mudará após ataque de drones ucranianos à residência presidencial
Wall Street cai com ações de tecnologia vacilando na última semana de 2025
Ibovespa recua com Vale e ajustes mas segue a caminho de alta de mais de 30% em 2025
Taxas dos DIs oscilam perto da estabilidade com liquidez reduzida
Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026