S&P Global prevê contração de 8,5% na economia da Rússia em 2022
![]()
(Reuters) - A S&P Global cortou sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto para a Rússia em 2022 em mais de 11 pontos percentuais, para uma contração de 8,5%, enquanto suas previsões para Polônia e Turquia foram reduzidas em mais de 1 ponto percentual, refletindo os efeitos da guerra na Ucrânia.
A S&P disse que os países da Europa emergente foram os mais expostos ao conflito por meio de canais de comércio, financiamento e confiança, enquanto muitos importadores de energia também foram atingidos pelo aumento nos preços.
A S&P cortou a estimativa de crescimento da Polônia em 1,4 ponto percentual, para 3,6%, a da Turquia em 1,3 ponto, para 2,4%, e a da África do Sul em 0,5 ponto, para 1,9%. A estimativa da Rússia piorou para uma contração de 8,5%, ante previsão anterior de uma expansão de 2,7%.
“Uma combinação de sanções financeiras, comerciais e tecnológicas nunca foi imposta a uma grande economia globalmente integrada antes, então temos pouco para prever o quão grande será o impacto”, disse a S&P em relatório.
(Por Rodrigo Campos)
0 comentário
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam