Putin explicou a Draghi como pagar por gás em rublos, diz governo italiano
![]()
ROMA (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu ao primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, um sistema para o pagamento pelo gás russo em rublos, durante um telefonema entre os dois líderes nesta quarta-feira, informou o gabinete de Draghi.
A Rússia disse que, devido às sanções financeiras impostas pelo Ocidente a Moscou devido à Ucrânia, planeja exigir o pagamento por suas exportações de energia em rublos, em vez dos usuais euros ou dólares.
A Itália é fortemente dependente do gás russo, e Draghi já havia rejeitado a mudança no pagamento anteriormente. A declaração de seu gabinete não disse qual foi a resposta de Draghi à descrição de Putin sobre como funcionaria o novo sistema de pagamento.
"A conversa se centrou nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia e seus últimos desenvolvimentos", disse o gabinete. Foi a primeira conversa telefônica deste tipo entre Draghi e Putin desde a invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro.
Draghi "sublinhou a importância de estabelecer um cessar-fogo o mais rápido possível", disse seu escritório, acrescentando que os dois líderes concordaram que era uma boa ideia permanecer em contato.
(Reportagem de Gavin Jones)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde