Biden e Zelenskiy discutem sanções, ajuda e negociações com a Rússia
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, discutiram nesta quarta-feira ajuda adicional do governo norte-americano, sanções e as negociações de paz de Kiev com a Rússia em uma ligação de uma hora, afirmaram os dois lados.
Os Estados Unidos querem dar à Ucrânia 500 milhões de dólares em auxílio orçamentário direto, afirmou Biden a Zeleskiy, de acordo com um comunicado da Casa Branca.
Biden também revisou as sanções e a assistência humanitária que foram anunciadas na semana passada, enquanto Zelenskiy atualizou Biden sobre o status das negociações com a Rússia, afirmou a Casa Branca na nota após a teleconferência entre os dois presidentes.
"Avaliações compartilhadas da situação no campo de batalha e na mesa de negociações. Conversaram sobre apoio defensivo específico, um novo pacote de sanções aumentadas, auxílio humanitário e macrofinanceiro", escreveu Zelenskiy em uma publicação no Twitter.
A Casa Branca afirmou separadamente que os dois discutiram as iniciativas de Washington "para atender os principais pedidos de assistência à segurança da Ucrânia, os efeitos que aquelas armas tiveram no conflito, e as iniciativas contínuas dos Estados Unidos com aliados e parceiros para identificar as capacidades para ajudar o Exército ucraniano a defender seu país".
A reunião aconteceu enquanto as forças russas continuavam seus bombardeios próximos a Kiev e a outra cidade ucraniana, um dia depois de a Rússia prometer uma redução das operações depois de cinco semanas da invasão do país vizinho. O Ocidente minimizou as promessas de Moscou como um plano de Moscou para reagrupar as forças invasoras após elas sofrerem perdas significativas.
(Reportagem de Paul Grant)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde